Coimbra

Penacova prepara pliação de Áreas de Localização Empresarial

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-02-2019

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Penacova iniciou, em 2009, a construção do Parque Empresarial da Alagoa que rapidamente começou a fixar empresas já existentes que optaram por ali se relocalizarem ou expandirem os espaços que já possuíam e a atrair novas empresas.

PUBLICIDADE

Como, refere Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova, “mesmo com lotes de dimensões diminutas para a instalação de empresas de grandes dimensões conseguimos atrair algumas empresas, atendendo ao potencial das suas características – um espaço criado e projetado a pensar exclusivamente nas empresas – e a sua localização, nas proximidades no IP3, o que permite aceder a uma via privilegiada de comunicação entre o litoral e o interior do país, sendo mesmo considerado um dos principais itinerários de entrada em Portugal. Estas características permitiram receber empresas que, embora de pequena e média dimensão, contribuem de forma significativa para o crescimento da economia local e regional, nomeadamente na criação de emprego”.

Humberto Oliveira, reforça que, neste novo ciclo, a aposta no favorecimento da atividade económica, na atração do investimento, no estar disponível para criar meios de ajuda à inovação e à criação de novas empresas, se torna mais do que uma estratégia, uma prioridade quer na criação  de condições de atratividade que permitam o combate à desertificação, quer na criação de emprego, o que obviamente se traduz na melhoria das condições de vida das populações locais, mas igualmente se repercute a nível regional.

PUBLICIDADE

publicidade

“O desenvolvimento de um concelho passa não só, obviamente, mas também, pelo seu tecido económico, em geral, e empresarial, em particular. É por isso que, em Penacova, trabalhamos todos os dias de forma afincada para criar condições de atratividade. E é também pela necessidade sentida de fazer face ao mercado, já que as nossas atuais Áreas de Localização Empresarial se encontram quase esgotadas, que começamos a trabalhar no projeto de localização de uma nova área, o designado Parque Empresarial do Lavradio, junto do IC6 e na ampliação do Parque Empresarial da Alagoa, permitindo desta forma uma maior diversidade da localização de espaços com esta tipologia.

A Câmara Municipal, assinou “um contrato com a empresa TOPHL – Estudos Topográficos, Lda para a “EXECUÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DE CARTOGRAFIA E CADASTRO, SOLO URBANIZÁVEL, ESPAÇOS DE ATIVIDADES ECONÓMICAS, NA ALAGOA E EM ÁREA DE ATIVIDADES ECONÓMICAS – UOPG 1 – LAVRADIO” que tem como objeto a elaboração de Cartografia, à escala 1/1000 devidamente homologada e Cadastro com Plantas parcelares, Identificação dos proprietários e Identificação da matriz que posteriormente será a base para os planos de pormenor de loteamento em ambos os casos. Acreditamos que, que estas novas Áreas de Localização Empresarial, ficarão preparadas para acolher empresas com outra dimensão, empresas que permitam alavancar novos investimentos, empresas que compitam no mercado global, que possuam uma matriz tecnológica ou industrial, empresas que se fixem, inovem e contribuam também para o desenvolvimento do país”.  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE