Região

Penacova investe 500 mil euros em património cultural e coletividades

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 14-03-2023

A Câmara de Penacova apresenta na sexta-feira oito projetos que representam um investimento de 560 mil euros na dinamização de coletividades locais e valorização do património cultural.

PUBLICIDADE

A Câmara de Penacova e a Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (ADELO) apresentam na sexta-feira, no Lorvão, oito projetos aprovados no âmbito do aviso “Renovação das Aldeias” do Portugal 2020, anunciou hoje a autarquia, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Os oito projetos representam um investimento de cerca de 560 mil euros, contando com um apoio público de cerca de 450 mil euros, acrescentou.

PUBLICIDADE

“Os projetos agora apresentados têm como objetivo principal a preservação e valorização do património cultural, bem como a dinamização das comunidades e coletividades locais, onde as populações possam desenvolver atividades culturais e desportivas”, aclarou.

A requalificação da sede da Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, a criação de uma rota do pão na União de Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego, a recuperação do pavilhão da União Desportiva Lorvanense e o restauro da capela da Carvoeira são alguns dos projetos previstos.

PUBLICIDADE

publicidade

No âmbito daquele aviso, estão também contemplados a reabilitação da sede do Mocidade Futebol Clube, o restauro de um forno comunitário e edifício de apoio pela Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão, a requalificação do pavilhão da Casa do Povo de São Pedro de Alva e a recuperação de um moinho de vento pela Associação de Agricultores e Melhoramentos do Lugar de Gavinhos.

“O empenho da autarquia na mobilização e apoio às associações para que avançassem com candidaturas deu resultado e estamos todos de parabéns”, realçou o presidente da Câmara, Álvaro Coimbra (PSD), citado na nota, destacando que o concelho de Penacova (distrito de Coimbra) foi o município “com mais projetos aprovados”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE