Coimbra

Penacova investe 30.000€ em testes de rastreio Covid-19

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 26-04-2020

 

PUBLICIDADE

A autarquia de Penacova adquiriu, numa primeira fase, 1.100 testes de rastreio à pandemia Covdi-19.

sdr

Esta ação tem um investimento total de cerca de 30.000€, e reforça, uma vez mais, a estratégia que a autarquia tem tido no combate à proteção e prevenção dos munícipes perante este inimigo invisível, obtendo uma forte despistagem no grupo de pessoas, garantindo o funcionamento de instituições e serviços públicos com alguma normalidade, dentro do atual contexto.

PUBLICIDADE

publicidade

Os testes serão efetuados em articulação com o Centro de Saúde de Penacova, com as equipas das ERPI em espaço próprio e reservado para o efeito pelas instituições ou conforme protocolo que se venha a estabelecer-se noutros casos. Os resultados são obtidos em 30 minutos, através de um fluxograma onde se permite aferir o grau de imunidade, sendo este mais um instrumento elementar ao combate do novo coronavírus. Caso o teste obtenha um primeiro rastreio positivo, segue-se a necessária confirmação através da realização de testes de Biologia Molecular, nos laboratórios da Universidade de Coimbra, tudo isto num espaço de vinte e quatro horas.

A operacionalização em Penacova começou a ser feita ontem, com a realização de testes aos bombeiros voluntários que vão entrar ao serviço na próxima quinzena. Assim, entendeu o Executivo Municipal que os critérios de execução destes testes devem tomar em conta as obrigações diárias a que as pessoas estão sujeitas, dando prioridade a bombeiros, utentes e funcionários das IPSS’s, GNR e funcionários da autarquia em serviços essenciais, sempre que se verifique essa necessidade.

PUBLICIDADE

Para Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, “a população tem respondido assertivamente ao apelo de sair apenas para o estritamente necessário”, enaltecendo ainda que da parte da autarquia “poderão sempre contar com o máximo apoio na defesa e segurança dos munícipes”. Afirmando ainda que “diariamente fazemos o ponto de situação e estudamos novas ferramentas que possam amenizar e ajudar a vida de quem por estes dias sofre com esta pandemia nas mais variadas situações”.

A aquisição dos testes encontra-se concertada através da parceria existente entre vários municípios, a ARS Centro e a Universidade de Coimbra,

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE