Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Penacova intensifica apoio a pessoas mais frágeis

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 23-03-2020

A população mais frágil ou de maior risco vai receber apoio personalizado do Município de Penacova, que se articulou com vários parceiros a fim de serem prestados serviços essenciais, como a compra de alimentos, a confeção e distribuição de refeições, a aquisição de medicamentos e outros bens de primeira necessidade. Estas são apenas algumas das medidas de apoio social que, conjuntamente com toda a Rede Social e em colaboração com as juntas de freguesia do Concelho, estão a ser opercionalizadas a quem apresentar uma situação de carência ou necessidade.

PUBLICIDADE

De acordo com Humberto Oliveira, “identificar os casos de risco e as pessoas que possam passar por mais dificuldades numa altura destas torna-se imperativo, e todo o Executivo Municipal, bem como o das juntas de freguesia, querem combater e atenuar essas mesmas fragilidades a fim de salvaguardar os cuidados primários a estes grupos de risco, nomeadamente idosos e pessoas com doenças crónicas, que não devem sair de suas casas”.

Na última reunião do Executivo Municipal, Humberto Oliveira anunciou que está criada uma equipa de apoio, constituída por técnicos que, numa primeira fase, fazem o atendimento telefónico e análise das situações, apoiados pelos parceiros da comunidade, tendo como orientação a prestação de um apoio personalizado. O autarca apelou a que toda a comunidade, através da rede de proximidade, dê a conhecer estas medidas e possa reportar aos serviços informação casos que carecem de intervenção. Para tal, a linha telefónica de Apoio Social é o 239470318/19, a funcionar das 09h00 às 23h00 e os endereços de email são: dase@cm-penacova.pt e psicologia@cm-penacova.pt, e a da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens é o 912010444 e o endereço eletrónico cpcj.penacova@cnpdpcj.pt .

PUBLICIDADE

publicidade

Humberto Oliveira salienta ainda que, neste contexto de restrições a propósito do Covid -19, “o Município está apto a dar resposta, sobretudo por conhecer bem os casos sociais de maior fragilidade, fruto de um trabalho acompanhado de perto pelos técnicos, e alerta que é necessário que cada organização ative o seu plano de contingência, identifique cenários e se prepare para cada uma das situações”.

Deixando ainda no ar possíveis medidas que estão a ser devidamente estruturadas, Humberto Oliveira revela que “sabemos das dificuldades que toda esta pandemia está a causar aos vários agentes locais e às famílias, e estamos atentos e a analisar possíveis situações para que este futuro próximo seja menos dispendioso para quem vive no nosso território”.

PUBLICIDADE

A autarquia de Penacova tem utilizado o seu portal e a rede social Facebook para lançar várias informações e medidas relacionadas com o delicado momento que todos enfrentamos. Por outro lado, têm sido constantes as reuniões em videoconferência, com o objetivo de intensificar o trabalho de apoio comunitário e operacionalizar respostas no terreno, consciencializar, informar e proteger os cidadãos do Concelho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com