Coimbra

Penacova espera ter “bom verão no turismo”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-05-2021

O Município de Penacova  anunciou hoje em comunicado que “espera um bom verão ao nível do turismo, fruto da divulgação que tem vindo a fazer do seu território e da promoção das belezas paisagísticas, da oferta cultural, dos desportos na natureza, dos eventos, dos roteiros e da gastronomia”.

PUBLICIDADE

“Os trilhos de Penacova têm sido visitados por milhares de amantes dos desportos na natureza, revela o documento que afirma não ter “abrandado o investimento” e considera que a oferta do concelho é “melhores que podem encontrar-se no país”. “O caudal de praticantes que optam pelos trilhos é cada vez maior”, garante Humberto Oliveira, presidente do Município de Penacova, citado no comunicado de imprensa.

PUBLICIDADE

A autarquia cita o Roteiro do Arista, inclui também as Grandes Rotas, como a do Alva e a do Mondego. Para além destas, Penacova integra a Ecovia do Mondego, com dezenas de quilómetros desde o Dão até Penacova.

De acordo com Humberto Oliveira, “há no concelho de Penacova 35 alojamentos registados no Turismo de Portugal e 18 estabelecimentos de restauração”. O autarca revela que “estamos a candidatar vários projetos de impulso turístico que são diferenciadores e nos colocarão num patamar internacional”. Em suma, Humberto Oliveira refere que “o desenvolvimento turístico potencia maior desenvolvimento económico e mais oportunidades para o comércio local”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para aproveitar a fileira da Rota da Estrada Nacional 2, por onde passam milhares de visitantes, o Município de Penacova encontra-se a preparar um espaço de acolhimento e de informação turística, que tem como objetivo dar a conhecer o território e desafiar os visitantes a um desvio na rota a fim de conhecerem outros pontos do concelho de Penacova.

As duas praias de bandeira azul, Vimieiro e Reconquinho, têm cada vez mais atratividades, onde se inclui a barca serrana no Reconquinho, os desportos aquáticos e a animação estival. Por outro lado, os projetos do município preveem uma intervenção nos moinhos da Atalhada, com características para turismo, entre outros empreendimentos.

Nos últimos anos, o Município de Penacova tem estimulado diversas fileiras turísticas com potencial de atração de pessoas e de criação de riqueza, como é o caso do turismo religioso, com a adesão aos Caminhos de Santiago, à rota dos mosteiros cistercienses e aos Caminhos da Espiritualidade. O Município também tem tido um papel muito relevante turismo militar, com o roteiro das invasões francesas.

Os grandes eventos organizados pelo Município têm atraído milhares de pessoas. Quer ao nível da lampreia quer ao nível da feira do mel e do campo. Ao nível desportivo, Penacova tem vindo a conquistar uma importância ímpar, com provas nacionais e regionais a serem disputadas no concelho, como Penacova Trail do Centro, o campeonato de BTT e a passagem da Volta a Portugal em Bicicleta pelo concelho. Este fim-de-semana, no domingo, disputa-se na pista da Atalhada uma das maiores provas de enduro do País, com cerca de 200 motas em competição.

Humberto Oliveira remata, dizendo que “nunca tivemos uma progressão tão grande ao nível turístico e o nosso projeto vida um crescimento ainda maior nos próximos anos”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE