Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Penacova discute medidas para a prevenção de incêndios e ordenamento da floresta

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 20-01-2022

O Município de Penacova promoveu um encontro alargado com o objetivo de implementar medidas nas áreas da prevenção de incêndios e ordenamento da floresta.

PUBLICIDADE

Na reunião foi reforçada a necessidade de avançar para a proteção dos aglomerados mais expostos ao risco de incêndio, através da implementação do programa “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras”, da criação de anéis de segurança e faixas de gestão de combustível.

“É uma tarefa que exige o maior empenho de todos, câmara, juntas e uniões das freguesias, proteção civil, GNR, bombeiros, produtores florestais e, sobretudo, a população. Queremos dar passos firmes neste sentido e, numa primeira fase, identificar as aldeias mais expostas ao risco de incêndio, promover ações de sensibilização com as comunidades locais e avançar para o terreno”, sublinhou o presidente da câmara, Álvaro Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Na mesma linha, Carlos Luís Tavares, comandante distrital de operações de socorro (CODIS-Coimbra) defendeu o programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” como um instrumento fundamental para proteger as comunidades locais, sobretudo em concelhos, com grandes manchas de floresta como é Penacova. “Faz parte da nossa missão consciencializar as populações para a prevenção. Se as comunidades estiverem preparadas e organizadas o risco será menor”.

No mesmo encontro foi apresentado o plano de intervenções para 2022 na rede viária florestal, tarefa que será executada pela ADESA – Associação de Desenvolvimento Regional da Serra do Açor, de que Penacova faz parte.

PUBLICIDADE

Em breve irá para o terreno, no lugar do Chainho, freguesia de Penacova, o “Condomínio da Aldeia”, um projeto financiado que pretende capacitar o pequeno aglomerado de medidas que mitiguem o risco de incêndio, tais como, a reconversão florestal, anel de proteção, instalação de pontos de água, kit de primeira intervenção e valorização da paisagem.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com