Primeira Página

Penacova desativou 178 ninhos de vespa asiática

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 25-01-2024

A Câmara Municipal de Penacova desativou 178 ninhos de vespa velutina, vulgarmente conhecida por vespa asiática, em 2023, mais nove que em 2022, anunciou, hoje, a equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil, responsável pelo serviço.

PUBLICIDADE

As freguesias de Lorvão, Penacova e Figueira de Lorvão foram as mais afetadas, sendo que 81% dos ninhos desativados foram localizados em árvores, nomeadamente em eucaliptos e pinheiros, referiu o coordenador da Proteção Civil Municipal de Penacova.

Miguel Assis adiantou que “a maioria dos casos é resolvida nas primeiras 48 horas, após recebermos a comunicação. A rapidez da intervenção varia consoante o número de ninhos avistados na mesma altura, bem como as condições climatéricas existentes. Ainda assim, temos uma equipa pronta a dar uma resposta célere”, assegurou o responsável.

PUBLICIDADE

Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Penacova destacou ao Serviço Municipal de Proteção Civil uma equipa que acompanha, mais de perto, a estratégia de combate à vespa asiática. Além da desativação dos ninhos, existe também um trabalho de prevenção ao surgimento de novos ninhos, através da instalação de armadilhas para a captura das vespas fundadoras.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Penacova alerta que para uma correta, adequada e segura eliminação dos ninhos de vespas, os munícipes devem alertar os serviços competentes. Os contactos podem ser feitos através dos números 910 727 857 ou 234 470 300 ou pelo portal STOPvespa, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE