Educação

Penacova atribui Prémios de Mérito escolar

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 30-10-2016

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Penacova premiou os alunos que se destacaram nos resultados escolares. Foram 64 os alunos distinguidos pelo mérito obtido nos estabelecimentos de ensino sediados na área geográfica de Penacova, distribuídos por todos os níveis de ensino.

PUBLICIDADE

unnamed-21

Humberto Oliveira, presidente do município de Penacova, no seu discurso, referiu que, para si, “as despesas na educação não são um custo, mas sim encaradas como um investimento, porventura o melhor que se pode fazer”. De acordo com o edil, “a educação proporciona a ativação da cultura, da inteligência para interpretar o mundo e seguir caminhos que imprimam marcas positivas na sociedade, faz avançar a ciência e faculta uma cidadania mais próspera”. Humberto Oliveira assegurou que “é nisso que este Executivo que lidero acredita e se empenha todos os dias, pois é em cada um dos nossos jovens que está o nosso futuro e cabe-nos proporcionar-lhes as melhores condições, colocando à sua disposição todos os elementos essenciais para que possam fazer o seu percurso académico com sucesso.”

PUBLICIDADE

publicidade

O evento de entrega dos Prémios de Mérito Escolar decorreu na noite de sexta-feira, 28 de outubro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Penacova.

Integra as iniciativas que o município de Penacova tem desenvolvido na área da educação, onde igualmente se destaca a oferta dos manuais e material escolar aos alunos que frequentam o primeiro Ciclo do Ensino Básico, transportes escolares gratuitos, o financiamento de Projetos Educativos e Ações Educativas ou a atribuição de bolsas de estudo a alunos que frequentam o ensino secundário e superior, entre outras ações.

PUBLICIDADE

Para João Azadinho, vice-presidente e vereador responsável pela Educação na autarquia penacovense, ”este é o momento de reconhecer o mérito a quem o merece, e é também um dos momentos em que todos os agentes na educação do concelho, direto e indiretos, se encontram, perspetivando um futuro melhor”.

O município assinalou neste evento o esforço alcançado na melhoria das infraestruturas escolares, na ação social escolar, no apoio aos projetos educativos das escolas e das instituições, nos transportes feitos para visitas de estudo, lembrando a oferta de manuais escolares e fichas aos alunos do 1º ciclo e comparticipação na aquisição do material escolar, a atribuição de Bolsas de Estudo para os alunos do ensino secundário e superior, a distribuição de fruta gratuitamente aos alunos do 1º ciclo, a natação gratuita para os alunos do 1º ciclo inserida nas Atividades de Enriquecimento Curricular, as várias Iniciativas de Educação para a Cidadania, os transportes escolares gratuitos, o reconhecimento dos melhores alunos do concelho com a atribuição destes prémios de mérito escolar, ou a extensão da Escola de Artes, este ano com a abertura do polo em São Pedro de Alva. Só em equipamentos, mobiliário, material de informática e material didático, nos dois últimos anos foram investidos mais de 80.000€, isto sem contabilizar os montantes gastos no Centro Educativo de Lorvão, Aveleira e Jardim de Infância da Espinheira, dado terem sido obras mais avultadas e estruturantes.

No ano em que teve início a atribuição dos prémios de mérito escolar, foram 42 os alunos distinguidos, hoje são mais de 60. Entre os premiados deste ano, conta-se o jovem Diogo Silva, que concluiu o ensino secundário com uma média de 20 valores.

Os alunos distinguidos:

EB1 de Aveleira: Beatriz Oliveira Maia; Carlos Francisco Nuno Almeida; Mariana Nunes Carpinteiro.

EB1 de Figueira de Lorvão: Adriana Filipa Marques Cruz; Leonor Fonseca Rodrigues.

Centro Escolar de Lorvão: Camila Beato Rodrigues.

EB1 de Penacova: Diogo Martins Couteiro; Rafaela Ferreira Miguel; Simão Lourenço Diniz; André Luís Ramos; Beatriz Sofia Alves Marques; Camila Andreia Santos Rodrigues; Guilherme Neves Tavares; Gustavo Morgado Serra; Joana Daniela Martins Soares.

EB1 de São Pedro de Alva: José Luís Oliveira Martins Fonseca; Mariana Almeida Moreira; Mariana Isabel Morgado Alvarinhas; Martim Coimbra Kokai; Sara Simões Cordeiro; Sienna Danae Charlesworth Cosgrave; Tiago Alexandre Rodrigues Rosas; Vera Isabel Marques Tavares.

5º Ano da EB2,3/S. de Penacova: Madalena Neves Coimbra; Guilherme da Costa Clemente; Maria Luís Carpinteiro Madeira; Raquel Sofia Santos Nunes; João Miguel Costa Simões; Rodrigo Jordão Carvalho.

6º Ano da EBI de São Pedro de Alva: Ana Rita Marques Fonseca.

6º Ano da EB2,3/S. de Penacova: Inês Sofia Costa Neves; Sara Marques Coelho; Juliana Oliveira Rodrigues.

7º Ano da EBI de São Pedro de Alva: Maria Beatriz Ferreira Neves.

7º Ano da EB2,3/S. de Penacova: Ana Marta Rojais Cordeiro; Guilherme Neves Coimbra; Nicole Maria Correia da Silva; Inês Filipa dos Reis Pereira; Luís Diogo Sousa Rodrigues; Maria de Lurdes Rodrigues Alves; Maria da Graça Oliveira Antunes.

8º Ano da EBI de São Pedro de Alva: Ana Carolina Duarte Carvalho; Cristiana Margarida Duarte Santos.

 8º Ano da EB2,3/S. de Penacova: Daniela Filipa Jordão Carvalho; Maria dos Santos Henriques; Tiago André Martinho Alves; Laura Barra Marques Bernardes de Jesus; Maria Rodrigues Costa; Gonçalo Filipe Carvalho Conceição.

9º Ano da EBI de São Pedro de Alva: Ana Salomé Rasteiro Mendes; David Santos Gonçalves; Diogo Miguel Gomes Cordeiro Pisco; Telmo Henriques Fernandes.

9º Ano da EB2,3/S. de Penacova: Afonso Miguel Sanches Viseu; Cristiana Isabel Amaral da Silva; Joana Filipa Almeida Vilas; José Pedro Martins Simões.

10º Ano S. de Penacova: Bruno Filipe Antunes Midões; Sílvia Sofia da Silva Santos.

11º Ano S. de Penacova: Diana Marques Simões; Jorge Fernando Alvarinhas Pereira; Leonor Alves Marques.

Escola Profissional Beira Aguieira: Cátia Inês Pinto Martins.

12º Ano S. de Penacova: Diogo André Oliveira Silva.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE