Coimbra

Penacova aposta na eficiência energética e na natalidade

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-11-2015

O município de Penacova viu ser aprovado na última sessão de Câmara o orçamento para 2016 e as Grandes Opções do Plano.

PUBLICIDADE

penacova

A área educativa continua a ser um dos mais importantes eixos de investimento do executivo liderado por Humberto Oliveira, com uma verba estimada de mais de 800 mil euros, repartidos pela contratação de transportes escolares, refeições, comparticipação da Componente de Apoio à Família e encargos com as instituições de ensino do concelho.

PUBLICIDADE

Para os Bombeiros Voluntários de Penacova serão transferidos 132 mil euros e as freguesias contarão com 715 mil euros de apoio municipal.

O abastecimento de água, o tratamento do saneamento, tratamento de resíduos sólidos e iluminação pública custarão mais de 900 mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com Humberto Oliveira, a proposta do Executivo visa um equilíbrio entre as políticas de cariz humanista e solidário.

Humberto Oliveira frisa ainda a estabilidade das contas do município e a sustentabilidade das opções apresentadas, reforçando a qualidade dos equipamentos municipais de excelência que se encontram no concelho, investindo e dinamizando a economia local, continuando o trabalho de captação e fixação de empresas e de emprego, e da construção de um futuro mais promissor para todas as gerações. É nesse sentido que o município reserva 160 mil euros para o apoio à natalidade.

O documento que foi aprovado, com os votos favoráveis do PS e os votos contra da oposição a cargo do PSD, acautelou ainda alguns investimentos para o próximo ano, concretizando promessas eleitorais de Humberto Oliveira, onde se destacam a recuperação da Casa do Presidente da República António José de Almeida, que já é propriedade municipal, a intervenção nos claustros e a dinamização do museu de Lorvão, o centro de competências de desporto na natureza, ou a aposta na eficiência energética da iluminação pública.

Outra das novidades para 2016 é a decisão de o município avançar com o orçamento participativo, com um montante previsto de 75 mil euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE