Mundo

Pelo menos um morto após aeronave dos EUA despenhar-se

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 29-11-2023

Pelo menos uma pessoa morreu na queda no mar de um aparelho aéreo das forças armadas norte-americanas perto da ilha de Yakushima, no sul do Japão, anunciou hoje a Guarda Costeira nipónica.

PUBLICIDADE

O aparelho, capaz de desempenhar as funções de helicóptero e de avião, tinha uma tripulação de seis pessoas, indicaram os guardas costeiros, corrigindo a estimativa inicial de oito pessoas a bordo.

De acordo com as autoridades, a busca por sobreviventes continua.

PUBLICIDADE

A Guarda Costeira recebeu o alerta às 14:47 (06:47 em Lisboa) sobre o incidente, que ocorreu ao largo da província japonesa de Kagoshima.

A aeronave tinha descolado da base norte-americana de Iwakuni, na prefeitura de Yamaguchi, e dirigia-se para a base de Kadena, no arquipélago de Okinawa, onde se situa a maioria das instalações militares dos Estados Unidos no Japão.

PUBLICIDADE

publicidade

O aparelho, um Bell-Boeing V-22 Osprey, foi fabricado pelo construtor aeronáutico norte-americano Boeing e o especialista em helicópteros Bell.

O Osprey tem sido há muito objeto de debate devido a uma série de acidentes mortais com este tipo de aeronaves, com o mais recente a acontecer no final de agosto, no qual três fuzileiros navais norte-americanos morreram no norte da Austrália.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE