Mundo

Pelo menos 16 mortos num tiroteio numa escola do Texas. Atirador abatido 

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 24-05-2022

Pelo menos 16 pessoas morreram hoje, incluindo 14 alunos e um professor, num tiroteio numa escola primária na cidade na cidade de Uvalde, no estado norte-americano do Texas, tendo o atirador sido abatido pelas autoridades.

PUBLICIDADE

A informação foi confirmada pelo governador do Texas, Greg Abbott, numa conferência de imprensa na qual especificou que o atirador tinha 18 anos.

“Ele [o atirador] disparou e matou, de forma horrível, incompreensível, 14 alunos e matou um professor”, disse o governador.

PUBLICIDADE

publicidade

O suspeito residente em Uvalde entrou no estabelecimento de ensino com um revólver e uma espingarda e abriu fogo, de acordo com Greg Abbott.

O governador do Texas adiantou que o jovem de 18 anos terá sido morto pelas forças policiais que responderam, mas o caso ainda está a ser investigado.

PUBLICIDADE

Ted Cruz, senador republicano do Texas, agradeceu no Twitter às “heroicas forças policiais” e os serviços de emergência pela sua intervenção durante o “horrível tiroteio”.

Por seu lado, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que o Presidente norte-americano, Joe Biden, foi informado sobre o tiroteio no avião Air Force One, enquanto regressa de uma viagem de cinco dias à Ásia, e vai continuar a receber atualizações.

Jean-Pierre anunciou que Biden vai fazer ainda comentários na noite de hoje na Casa Branca, em Washington.

Inicialmente, 13 crianças foram levadas de ambulância ou autocarro para o Hospital Memorial de Uvalde, depois de ter sido divulgado um tiroteio na Escola Primária Robb, em Uvalde, cerca de 135 quilómetros a oeste de San Antonio, informaram os funcionários do hospital.

Outro hospital, o Hospital Universitário de San Antonio, disse que uma mulher de 66 anos se encontrava em estado crítico.

O Distrito Escolar de Uvalde anunciou primeiro que as escolas do distrito tinham sido encerradas devido a tiros, e depois disse que a escola primária, com quase 600 alunos, comunicou a existência de um atirador.

A cidade de Uvalde fica a cerca de 120 quilómetros da fronteira com o México e tem cerca de 16 mil habitantes. A Escola Primária Robb localiza-se num bairro residencial modesto.

O tiroteio de hoje ocorre menos de duas semanas depois de um atirador ter matado 10 afro-americanos num supermercado em Buffalo, Nova Iorque, no que as autoridades descreveram como crime de ódio.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE