Mundo

Pelo menos 10 mortos após fortes chuvas e deslizamentos de terras

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 20-07-2021

Pelo menos 10 pessoas morreram e duas estão desaparecidas após deslizamentos de terras causados por fortes chuvas no Tajiquistão, disseram hoje as autoridades deste país da Ásia Central.

PUBLICIDADE

“Chuvas torrenciais caíram no norte do Tajiquistão, causando um deslizamento de terras mortal”, disse o comité estatal para situações de emergência num comunicado, sublinhando que a região de Sughd, no noroeste do país, foi a mais afetada.

“As equipas de resgate retiraram os corpos de oito pastores. A busca continua para encontrar outros dois”, disseram os serviços de resgate, acrescentando que também os corpos de duas mulheres foram retirados dos escombros de casas arrastadas pelos deslizamentos de terra.

PUBLICIDADE

De acordo com os serviços de emergência, os deslizamentos deixaram várias estradas intransitáveis, romperam linhas elétricas e destruíram dezenas de casas e quintas.

No início deste mês, pelo menos 14 pessoas morreram no Quirguistão e no Uzbequistão em deslizamentos de terra causados por chuvas torrenciais.

PUBLICIDADE

publicidade

Em maio, nove pessoas já haviam morrido no Tajiquistão após fortes chuvas.

A cada ano, as áreas montanhosas da Ásia Central são afetadas por inundações e deslizamentos de terra, bloqueando estradas importantes nestes países sem infraestrutura de transporte.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE