Coimbra

Peixes mortos e podres no Mondego em Coimbra

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 02-06-2023

Há peixes a boiar, alguns já em decomposição, no Rio Mondego, sobretudo em Coimbra. 

PUBLICIDADE

“São demasiados peixes mortos”, “cheiram muito a podre”, alertam no Facebook, onde se tenta saber o que está na origem deste “pouco turístico postal de Coimbra”.

Para Flávio Neves, que pesca no Rio Mondego há mais de 50 anos, “é normal acontecer nesta altura do ano, são peixes que vêm da água salgada desovar à agua doce e acabam por morrer, principalmente sável e lampreia”.

PUBLICIDADE

publicidade

Enquanto colocava o isco na cana para lançar à água na área do passeio ribeirinho de Aeminium, este pescador de 56 anos,  disse a Notícias de Coimbra que “estes peixes mortos deveriam ser recolhidos, porque só estão a contaminar a água e o ambiente e todos sabem que isto acontece durante os meses de maio e junho”.

Para este pescador “é normal” e por isso continua a sua pescaria nesta zona do rio. “Ainda na quarta-feira, 31 de maio, apanhei cerca de 15 quilos de peixe”, notou Flávio Neves.

PUBLICIDADE

Notícias de Coimbra contactou a Câmara Municipal que esclareceu ” que está a acompanhar a situação”, referindo “que nos anos transatos houve fenómenos semelhantes e que este fenómeno está a ocorrer para lá dos limites do concelho”. 

A autarquia sublinha que não tem “ainda justificação científica para o que está a acontecer, mas poderá estar associado ao ciclo biológico natural de algumas espécies, nomeadamente sável ou a fatores exógenos que ainda não foi possível apurar”.

A Câmara adianta que” contactou de imediato a Agência Portuguesa do Ambiente e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas também tem conhecimento da situação, estando ainda estas entidades a acompanhar o que se está a passar”.

O Departamento de Ambiente da Autarquia retirou, esta sexta-feira, 2 de junho, “cerca de 100 quilos de peixes mortos das margens, e está, naturalmente, acompanhar a situação, tendo em conta que poderá ser necessário mobilizar outro tipo de meios”.

Peixes mortos no Rio Mondego em Coimbra. Veja a fotogaleria:

Veja os vídeos:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE