O que parece uma cena saída de um filme surreal aconteceu na Colúmbia Britânica, no Canadá. Um incêndio florestal e uma falha de energia elétrica que afetou mais de 1.500 pessoas em Ashcroft, no centro-sul da província, foram causados por… um peixe.
Sim, leu bem. Segundo os bombeiros de Ashcroft, o fogo começou quando uma águia-pesqueira deixou cair a sua presa – um peixe de tamanho considerável – em plena linha de alta tensão. O impacto provocou faíscas que caíram sobre vegetação seca, dando início ao incêndio e interrompendo o fornecimento de energia à vila.
PUBLICIDADE
O incidente insólito foi divulgado pelos próprios bombeiros locais através de uma publicação bem-humorada nas redes sociais. Na nota, referem que, “provavelmente devido ao calor do dia ou ao cansaço da ave”, o peixe acabou por escapar das garras da predadora. “Ou talvez estivesse cansada de peixe cru e quisesse experimentá-lo de outra forma”, ironizam.
Apesar do cenário bizarro, o incêndio foi rapidamente controlado, com o vento a ajudar os operacionais no terreno. À chegada dos bombeiros, o fogo já estava a ser combatido por funcionários da Dawson Road Maintenance, da empresa de energia BC Hydro e trabalhadores do Ashcroft Ranch.
O rio mais próximo – e provável local onde a ave capturou o peixe – fica a cerca de três quilómetros do ponto onde ocorreu o incidente.
Para alívio geral, o “suspeito alado” não sofreu ferimentos e continua a sobrevoar a região em liberdade.
“Talvez nunca saibamos exatamente o que se passou, mas confirmamos que o principal suspeito escapou ileso”, concluíram os bombeiros de Ashcroft.
PUBLICIDADE