Coimbra

Pedrógão Grande: “Vice” apeada e substituída por vereador

Rui Avelar | 4 anos atrás em 14-02-2020

O vereador do Município de Pedrógão Grande Nelson Fernandes (PS) foi nomeado, ontem, para a vice-presidência da Câmara, em substituição de Margarida Guedes, que permanece como vereadora, soube NOTÍCIAS de COIMBRA.

PUBLICIDADE

A nomeação é da competência do líder do Município, sendo que em 2009 Margarida Guedes permaneceu na vice-presidência camarária em Condeixa-a-Nova apesar de a composição da lista socialista encabeçada por Jorge Bento sugerir que o cargo iria ser confiado a Nuno Moita.

No final de Janeiro [de 2020], Valdemar Alves (independente eleito pelo PS) comunicou à autarca ir destituí-la da vice-presidência e deixá-la sem os pelouros que lhe tinha confiado.

PUBLICIDADE

publicidade

Margarida Guedes respondia pelos pelouros da educação, saúde, acção social, desporto, turismo e obras particulares no âmbito de um executivo constituído, além de Valdemar Alves e de Nelson Fernandes, por João Marques e Raul Garcia (PSD).

Antigo inspector da Polícia Judiciária, Alves convidou Margarida Guedes a transitar para a função de directora da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal, cujas quotas pertencem à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão (51 por cento) e à Câmara local.

PUBLICIDADE

A vereadora, que declinou o convite e regressou à docência no ensino público, ponderou outros cenários e acabou por entender “honrar o mandato”.

Em documento a que NDC teve acesso, Alves alude a “progressiva divergência em termos de gestão e do modo de desenvolvimento das políticas públicas”.

Segundo fontes partidárias, à atitude de Valdemar Alves – eleito, em 2017, como independente, pelo PS, depois de ter liderado o Município em representação do PSD – não será alheia a proximidade da eleição autárquica de 2021.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE