Economia

Pedro Saraiva descobriu 47 gazelas

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 03-02-2014

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) identificou 47 empresas “gazela” na região, destacando na lista o município de Pombal, com quatro destas unidades.

PUBLICIDADE

De acordo com critérios internacionais em que a CCDRC baseia este levantamento, efetuado pelo segundo ano consecutivo, as “gazela” são empresas “jovens e com elevados ritmos de crescimento” sustentados ao longo do tempo.

“Cada uma delas ajuda a fazer do Centro de Portugal uma região mais dinâmica, empreendedora, inovadora e competitiva”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Comissão de Coordenação, Pedro Saraiva.

PUBLICIDADE

publicidade

Estas 47 empresas “ajudam a construir o futuro e são decisivas para o desenvolvimento regional”, sublinhou.

Cumulativamente, “registaram crescimentos do volume de negócios superiores a 20%, em 2010, 2011 e 2012, nasceram após 2004, empregavam, em 2012, pelo menos 10 trabalhadores e tinham faturação igual ou superior a 500 mil euros.

PUBLICIDADE

“Devemos ajudá-las a continuar nesta linha de sucesso e ambicionar ter 100 empresas ‘gazela’ na Região Centro até 2020”, defendeu Pedro Saraiva.

Mesmo em anos difíceis, elas “conseguiram continuar a expandir as suas atividades”.

Juntas, faturaram 31 milhões de euros em 2009 e 186 milhões de euros em 2012 e tiveram um crescimento médio anual de 83%.

Entre 2009 e 2012, as “gazela” do Centro quadruplicaram o número de trabalhadores, o que representa a criação de mais de 1.000 empregos.

Mais de 80% destas firmas têm pequena dimensão e 62% são sociedades por quotas, havendo duas empresas municipais de Fátima (Ourém) e Torres Novas.

Mais de 55% das “gazela” da região estão concentradas em três setores da economia: comércio (21,3%), indústria transformadora (19,1%) e transportes e armazenagem (14,9%).

Estas empresas, segundo a CCDRC, “são organizações inovadoras, capazes de se posicionarem de forma diferenciadora nos mercados onde afirmam a sua competitividade, e constroem sucesso a um ritmo acelerado, contribuindo fortemente” para a criação de postos de trabalho.

As “gazela” repartem-se por 29 dos 100 municípios da Região Centro, “sendo o concelho de Pombal aquele onde um maior número foi encontrado”, com quatro destas empresas.

Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande e Ourém acolhem três cada.

Em termos sub-regionais, neste levantamento, destacam-se os territórios das comunidades intermunicipais de Aveiro, Leiria e Oeste.

Verifica-se “uma perda mais significativa de representatividade” do setor da construção, “refletindo as dificuldades económicas” dos últimos anos, um reforço das atividades económicas ligadas aos transportes e armazenagem e o aparecimento das atividades de informação e comunicação, em Aveiro, Coimbra, Covilhã e Leiria.

Em 2013, registou-se “um menor montante total do volume de negócios envolvido”, em paralelo com “um crescimento significativo no peso das exportações”, de 7% para 37%.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE