Desporto

Pedro Proença empenhado em valorizar futuro da arbitragem portuguesa

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 mês atrás em 18-05-2024

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse hoje que pretende criar condições para que o futuro da arbitragem seja positivo e consistente para acompanhar a evolução da modalidade em Portugal.

PUBLICIDADE

Sobre a presença do árbitro Artur Soares Dias no Euro2024 e na final da Liga Conferência Europa, no dia 29 de maio, em Atenas, Pedro Proença considerou que se trata da “afirmação da arbitragem portuguesa”, que trilhou um caminho “feito com dores de crescimento, que está a dar frutos”.

O dirigente, que falava à margem do jantar do 45.º aniversário da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), em Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, disse que o setor da arbitragem tem tido grandes dificuldades, mas que “tem sabido amadurecer”, salientando que Portugal foi uma das primeiras cinco ligas europeias a implementar o videoárbitro.

PUBLICIDADE

“É importante que a estrutura do futebol em Portugal acompanhe a evolução dos jogadores extraordinários que temos e os treinadores de eleição, para que as nossas competições sejam cada vez mais fortes”, referiu.

Em dia de festejos, o presidente da APAF, Luciano Gonçalves, defendeu a necessidade de a LPFP, o Governo e a Federação Portuguesa de Futebol tratarem “com alguma urgência” da profissionalização do setor da arbitragem.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“Não podemos continuar no futebol profissional, em que todos os agentes são profissionais, a ter árbitros que não são profissionais e isso é um dos temas principais”, frisou o líder associativo.

Face à “qualidade da arbitragem portuguesa ao longo do tempo”, Luciano Gonçalves considerou que Portugal “tem de ter obrigatoriamente – e isso tem de ser um compromisso – árbitros presentes em todas as finais, sejam do Campeonato do Mundo, da Europa ou finais europeias”.

O presidente da APAF considerou a época desportiva que está a terminar “desgastante e desafiante, mas que correu bem dentro do que era expectável”.

No jantar de comemoração do 45.º aniversário, a APAF homenageou os árbitros Artur Soares Dias e os seus auxiliares Paulo Soares e Pedro Ribeiro, pelas recentes nomeações para o Euro2024 e final da Liga Conferência Europa, e Sérgio Soares, juiz de futebol de praia, que marcou presença no último Mundial que decorreu nos Emirados Árabes Unidos.

Artur Soares Dias integra o lote de árbitros nomeados para o Euro2024, que vai decorrer entre 14 de junho e 14 de julho, na Alemanha, e vai dirigir a final da Liga Conferência Europa, entre os gregos do Olympiacos e os italianos da Fiorentina, em 29 de maio, em Atenas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE