Pedro mantém a maioria em 12 das 17 câmaras de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 02-10-2017

O PS manteve, nas eleições de domingo, a maioria nas 12 câmaras do distrito de Coimbra que liderava desde 2013, continuando os sociais-democratas com a presidência dos restantes cinco municípios.

PUBLICIDADE

PEDRO COIMBRA

Com a reeleição de Manuel Machado, os socialistas continuam à frente da Câmara de Coimbra, mas sem voltarem a alcançar a maioria absoluta (cinco eleitos em 11), enquanto a coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT foi a segunda força mais votada (três vereadores).

PUBLICIDADE

O movimento Somos Coimbra, liderado pelo antigo bastonário dos médicos José Manuel Silva, que concorreu pela primeira vez, conquistou o terceiro lugar, com dois representantes.

A CDU, coligação integrada pelo PCP e ‘Os Verdes’, reelegeu o seu vereador, perdendo o movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) o seu único representante no executivo municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

Nas outras três cidades do distrito, o PSD continua a liderar apenas em Cantanhede, com maioria absoluta, permanecendo, por outro lado, os socialistas à frente das câmaras da Figueira da Foz, aumentando a vantagem de cinco para seis eleitos (em nove lugares), e mantendo em Oliveira do Hospital seis representantes, em sete possíveis.

Nos outros concelhos do distrito, tanto socialistas como sociais-democratas mantiveram as respetivas maiorias: o PS em Condeixa-a-Nova, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Tábua, Penacova, Soure e Vila Nova de Poiares, o PSD em Arganil, Mira, Pampilhosa da Serra e Penela.

O PSD, contrariando as suas expectativas, não conseguiu recuperar Miranda do Corvo nem Montemor-o-Velho, onde os presidentes que não se recandidataram em 2013 (por força da limitação de mandatos), Fátima Ramos e Luís Leal, respetivamente, regressaram, em vão, para recuperarem os lugares perdido há quatro anos para o PS.

Como em Miranda do Corvo e em Montemor-o-Velho, também na Figueira da Foz, Oliveira do Hospital, Condeixa-a-Nova, Góis, Lousã, Tábua, Penacova, Soure e Vila Nova de Poiares foram reeleitos, pelo PS, os respetivos presidentes.

Em Mira, Pampilhosa da Serra e Penela foram reconduzidos os sociais-democratas que ocupavam as presidências destas autarquias, enquanto em Arganil e Cantanhede, Luís Paulo Costa e Helena Teodósio sucedem aos também sociais-democratas Ricardo Alves e a João Moura, respetivamente, que agora concluem o terceiro mandato consecutivo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE