Política

Pedro Machado quer Plano de Mobilidade para as 14 freguesias da Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-07-2021

A candidatura de Pedro Machado, pelo PSD, à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz reuniu hoje com Paula Teles, uma das mais conceituadas especialistas nacionais em mobilidade urbana, planeamento estratégico e ordenamento do território.

PUBLICIDADE

Sendo o território e a sustentabilidade dois dos pilares fundamentais da candidatura do PSD, Pedro Machado considera “crucial” definir um “plano de mobilidade urbana, não só para a cidade como para o conjunto das 14 freguesias do concelho figueirense”.

Coordenadora Nacional da Rede de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos, Paula Teles defende que a “cidade tem de ter uma política de mobilidade porque, cada vez mais, as pessoas precisam de usufruir dos espaços da cidade”. Em época de bazuca europeia, a também CEO da MPT – Mobilidade e Planeamento do Território, sublinha ser “fundamental que os fundos comunitários sejam implementados para a estratégia das cidades”.

PUBLICIDADE

A reunião de trabalho contou também com a presença de João Marques, engenheiro de tráfego e consultor do Banco Mundial, a quem coube uma breve caracterização da cidade figueirense. “A Figueira da Foz está pensada para os veículos. Mas, acredito que rapidamente terá de ser repensada, terá de ser reorganizada. A cidade está pejada de carros e os melhores locais estão repletos de carros”, frisa João Marques.

Para além de debatidas várias ideias que vão fazer parte do programa eleitoral da candidatura do PSD à Câmara da Figueira, houve também oportunidade de conhecer a «Estação», uma obra lançada recentemente por Paula Teles que, refere a autora, é “o ponto fulcral da mobilidade”. O livro retrata 25 anos de trabalho que a autora desenvolveu de norte a sul do país na área da Mobilidade Urbana Sustentável.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE