Coimbra

Pedro Machado esperou por Víctor Baptista… que não apareceu!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 27-06-2018

A Assembleia Geral Eleitoral da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP), para o período 2018-23, vai realizar-se no próximo dia 6 de julho, sexta-feira.

PUBLICIDADE

O ato eleitoral, que determinará a composição da Mesa da Assembleia Geral, da Comissão Executiva e do Conselho de Marketing, irá acontecer em três mesas de voto, situadas em Aveiro, Guarda e Leiria.

PUBLICIDADE

publicidade

Apresentou-se uma única lista a sufrágio, que é liderada por Pedro Machado, o actual presidente da entidade regional.

Recordamos que a Assembleia Geral Eleitoral da Turismo do Centro tinha decidido  remarcar para o dia 06 de julho as eleições para a direção desta Entidade Regional, inicialmente agendadas para 23 de maio, abrindo caminho a listas alternativas.

PUBLICIDADE

A decisão de adiamento surgiu após  o socialista Victor Baptista, num texto de opinião publicado no semanário de Coimbra Campeão das Províncias, se ter queixado que não estariam a ser respeitados os prazos legais para a marcação das eleições.

Para marcar a data das eleições, a Assembleia Geral estava a usar como referência a data da eleição de há cinco anos, enquanto Victor Baptista argumentava que o prazo de sessenta dias devia começar a contar tendo como ponto de partida a data da tomada de posse.

A decisão de adimento satisfez a pretensão de Baptista, que, no dia 23 de maio, em declarações à Lusa, considerou  “estarem agora reunidas as condições mínimas de prazos para diligenciar a constituição de uma lista alternativa ao atual presidente executivo da Região de Turismo”.

Nesse dia, o ex-governador civil e deputado confirmou que tinha efectuado contactos, que pelos vistos não foram bem sucedidos, pois não conseguiu apresentar lista.

A recandidatura de Pedro Machado à presidência da Turismo Centro é subscrita por mais de 90 por cento dos 150 membros do colégio eleitoral, composto por município

Cinco anos após ter sido eleito pela primeira vez para a liderança da Entidade Regional Turismo Centro, Pedro Machado assegurou o apoio de 91 dos 100 municípios que compõem a região.

Pedro Machado afiança que até podia ter o apoio de (ainda) mais autarquias, o que só não acontece por causa ter sido impossível formalizar esses apoios em tempo útil.

Mário Gonçalves, Presidente da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) é o mandatário da candidatura de Pedro Machado

A Mesa da Assembleia da Entidade Regional de Turismo do Centro tem como recandidato a Presidente Luís Correia (Câmara de Castelo Branco) e como Secretário Manuel Machado (Câmara de Coimbra).

João Azevedo (Câmara de Mangualde, Ribau Esteves (Câmara de Aveiro), Maria do Céu Albuquerque (Câmara de Abrantes e Jorge Almeida (AHRESP) integram a Comissão Executiva da lista liderada por Pedro Machado.
O Conselho de Marketing da lista de Pedro Machado é composto por Gonçalo Lopes (Câmara de Leiria), Pedro Folgado (CIM Oeste), José Arimateia (Visabeira), António Camões (Associação de Hotelaria de Portugal – AHP), Victor Leal (Termas de Portugal), Paulo Fernandes (Aldeias do Xisto) e António Robalo (Aldeias Históricas).

Face à aprovação da lista pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, Luís Manuel dos Santos Correia, a mesma foi afixada na sede da entidade regional de turismo e notificada aos membros da Assembleia Geral que constam do caderno eleitoral.

A tomada de posse dos órgãos sociais terá lugar a 13 de julho, no Hotel Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo.

Pedro Machado nasceu em Coimbra, a 27 de novembro de 1966. É licenciado em Filosofia e Mestre em Psicologia Educacional, pela Universidade de Coimbra. Frequenta o doutoramento em Turismo, pela Universidade de Aveiro.
É Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal desde 2013 e também preside à ARPT – Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal desde 2012.

Integra o Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu e é membro cooptado do DGEIT – Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro, e da ESTH/IGP – Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE