Em plena noite de passagem de ano, junto ao palco instalado no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Pedro e Raquel, um casal vindo do Porto, chamaram a atenção pela explicação pouco comum para a sua presença em Coimbra: vieram “exorcizar” a cidade.
“Nós viemos cumprir um desejo antigo de exorcizar a cidade”, contou Pedro ao Notícias de Coimbra, explicando que a ideia surgiu depois de várias experiências menos positivas sempre que passavam por Coimbra.
PUBLICIDADE
“Nós sofremos sempre quando chegamos a Coimbra e quando saímos de Coimbra”, afirmou.
O casal realiza com frequência os Caminhos de Fátima, percurso que implica a entrada e saída da cidade, o que acabou por alimentar a brincadeira. “Decidimos vir cá exorcizar Coimbra para não passarmos mais dificuldades na passagem por aqui”, acrescentou Pedro, num tom descontraído.
Para o ritual simbólico, trouxeram “água benta”, que foi misturada com uma bebida energética. “É a poção mágica de energia para aguentarmos toda a noite”, explicou, entre risos.
Esta foi a primeira vez que Pedro e Raquel passaram a passagem de ano em Coimbra. “Temos por norma escolher todos os anos um palco diferente para passar o ano”, explicou Raquel. “Estamos a fazer um abecedário das cidades e este ano calhou Coimbra.”
Quanto às expectativas para a noite, o objetivo era simples: desfrutar da música e do ambiente. “Não conhecemos ao vivo o Dino d’Santiago e viemos aproveitar a música e divertir-nos durante a noite”, disse Raquel.
Sobre as resoluções para o novo ano, Raquel destacou desejos pessoais e universais. “O principal é ter saúde, ser feliz, encontrar trabalho e poder viajar e viver experiências novas”, referiu, deixando ainda um apelo mais amplo: “Era ideal que todos pudéssemos estar a festejar em paz.”
Pedro deixou também uma mensagem para o futuro: “Aquilo que eu desejo é que todas as pessoas encontrem um parceiro para viver boas experiências.”
Entre boa disposição, música e rituais simbólicos, Pedro e Raquel garantem que Coimbra ficou, pelo menos para eles, devidamente “exorcizada” nesta passagem de ano.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
