Partidos

Pedro convida Pedro a visitar interior de Coimbra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 15-03-2015

No plenário distrital do Partido Socialista que decorreu este sábado à tarde em Arganil, foi aprovada por unanimidade a moção apresentada pelo líder da Federação de Coimbra do PS, Pedro Coimbra, intitulada “POR UM TERRITÓRIO JUSTO E EQUILIBRADO“.

PUBLICIDADE

Nesta moção Pedro Coimbra convida o primeiro-ministro a uma visita guiada pelo interior do distrito, às “ruas onde as pessoas moram, ou as áreas desertas que outrora já tiveram gente e comércio e estão hoje votadas ao abandono”.
O líder distrital dos socialistas defende que é necessário “um plano estratégico para o País que o considere num território único, combatendo desigualdades e canalizando o esforço do Estado com responsabilidade e solidariedade”.
A MOÇÃO POR UM TERRITÓRIO JUSTO E EQUILIBRADO

A política de austeridade fracassou. Apenas aumentou as desigualdades entre cidadãos e fomentou clivagens entre litoral e interior.

A estratégia do Governo liderado por Pedro Passos Coelho, não produziu os resultados desejados e, pelo contrario, demonstra bem que contribui dia após dia para o enfraquecimento da nossa economia e para as desigualdades territoriais e sociais. Ao enfraquecer a nossa economia e ao agravar as desigualdades, crescem também as nossas próprias dificuldades financeiras, económicas e sociais. Cresce o desemprego e aumenta a emigração! Diminui a esperança e aumenta o desespero!

PUBLICIDADE

publicidade

Tem sido gritante o desprezo que esta direita tem dado aos territórios do interior. É nestes que se fazem sentir os maiores efeitos da fúria de encerramentos que varreu Portugal nos últimos três anos. 

A política de fecho de escolas, postos de saúde, tribunais, repartições de finanças e outros serviços públicos, para além do lamentável processo de extinção de freguesias, só veio acentuar desigualdades entre populações do interior e do litoral. Sem dúvida que é nos territórios do interior que políticas desta natureza mais afectam a qualidade de vida dos cidadãos, que hoje vivem pior do que há três anos e que hoje têm maior dificuldade de acesso aos serviços públicos do que tinham antes. 

PUBLICIDADE

É também no interior que o flagelo do desemprego mais se faz sentir e que as taxas de emigração são mais acentuadas. É também aqui que o rendimento disponível é mais baixo por cada cidadão!

Ora, o Partido Socialista nunca distinguiu o território entre interior e litoral. Sempre combateu as desigualdades e as assimetrias. Sempre pugnou por políticas públicas económicas e sociais que valorizem o território no seu todo e que defendam as populações todas por igual. 

Foi nos vários governos do Partido Socialista que mais se combateram as desigualdades entre interior e litoral. 

Por isso mesmo, o Partido Socialista, reunido em Plenário de Militantes em Arganil desafia o Sr. Primeiro Ministro a conhecer o interior do Distrito de Coimbra, não se encerrando numa sala acolhedora e coberta de formalidades, mas visitando o País real, as ruas onde as pessoas moram, ou as áreas desertas que outrora já tiveram gente e comércio e estão hoje votadas ao abandono. Urge um plano estratégico para o País que o considere num território único, combatendo desigualdades e canalizando o esforço do Estado com responsabilidade e solidariedade.

O Partido Socialista está assim disponível para acompanhar o Sr. Primeiro-Ministro numa visita guiada ao interior do Distrito, provando-lhe o quanto as suas políticas pesam nas empresas vazias e nos lares abandonados, que infelizmente abundam em Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE