Coimbra

Deputado Pedro Coimbra apresentou parecer da Conta Geral do Estado

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 25-01-2017

Pedro Coimbra, Deputado da Assembleia da República e membro da Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, apresentou hoje nesta Comissão Parlamentar o parecer da Conta Geral do Estado/2015 tendo sido aprovado por unanimidade. 

PUBLICIDADE

PEDRO COIMBRA

Trata-se de um importante documento que pretende dar parecer sobre o relatório da Direcção Geral do Orçamento e onde se faz uma análise detalhada da evolução da economia portuguesa e das finanças públicas.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o parecer de Pedro Coimbra, que analisa a evolução económica do ano de 2014 para o ano de 2015, após vários anos de decrescimento acentuado com indicadores económicos muito negativos sobretudo nos anos de 2012, 2013 e 2014, a economia portuguesa cresceu 1,5% em termos reais em ralação ao ano anterior (2014).

A procura interna intensificou-se, fruto de uma aceleração generalizada das componentes da despesa, enquanto a procura externa líquida registou um contributo menos negativo, traduzindo uma aceleração das exportações mais pronunciada do que a das importações.

PUBLICIDADE

O consumo privado aumentou 2,6%, num contexto de melhorias das condições do mercado de trabalho, com impacto no rendimento disponível das famílias e de menores restrições na concessão de crédito a particulares. No que se refere ao consumo público, este teve um crescimento real de 0,6%, sendo que o investimento foi a componente da procura interna com maior dinamismo, crescendo 3,9% (2,8% no ano precedente), o que permitiu atenuar o impacto da depreciação do stock de capital da economia portuguesa.

As exportações aceleraram em igual período, com especial destaque para a exportação de bens (de 3,6% para 5,9%), sendo que as importações, e em particular as importações de bens, aumentaram 7,4% e 7,9%, respetivamente, em 2015, acelerando face a 2014, com destaque para a primeira metade do ano.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE