Coimbra

Pedro Coimbra enaltece petições que pedem requalificação urgente do IP3

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 29-06-2018

Pedro Coimbra, deputado eleito pelo Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Coimbra, recebeu esta semana, no Parlamento, dois grupos de peticionários que, de uma maneira geral, pedem a requalificação urgente do IP3, entre Coimbra e Viseu.

PUBLICIDADE

Para o parlamentar, ambas as petições “fazem todo o sentido, porque “o IP3 é uma das estradas mais movimentadas do país e não oferece condições de segurança a pessoas e bens”, que ali circulam. “É urgente acabar com o rótulo de ‘estrada da morte’, como tem ficado conhecida pelos acidentes gravíssimos que ali têm ocorrido”, defendeu, durante a audição dos peticionários.

PUBLICIDADE

Pedro Coimbra lembrou que se trata de um dos eixos mais importantes do país do ponto de vista económico, já que liga o litoral português a Espanha. “Atravessa um vasto território muito produtivo, pelo que tem uma enorme importância nas nossas exportações”, afirmou.

Por isso, disse, “é urgente colocar separadores centrais, um novo pavimento, sinalização horizontal e vertical, requalificar os nós, melhorar a iluminação nos locais necessários, estabilizar taludes e drenar águas pluviais”.
O deputado lembrou, porém, que a intervenção recentemente anunciada pelo Governo vai exatamente ao encontro destas necessidades e, por isso, congratulou-se com a opção tomada. “Não sendo a solução ideal, é uma excelente solução tendo em conta os atuais recursos do país”, reconheceu.

PUBLICIDADE

publicidade

O socialista enalteceu ainda o facto de a maior parte do troço, de acordo com o anunciado, ser perfil de autoestrada sem portagem. “Será autoestrada entre Coimbra e a Livraria do Mondego, no Concelho de Penacova, e entre a Foz do Dão e Viseu”, precisou. “Apenas no troço entre a Livraria do Mondego e a Foz do Dão, cerca de 11km, não terá perfil de autoestrada, embora este troço também vá ser requalificado”, reiterou e alvitrou a hipótese de se estudar uma futura alternativa para os 11 km em causa.

“De todo o modo há que sublinhar que esta é uma excelente solução, que importa implementar rápida e urgentemente, e que deve merecer um amplo e consensual apoio de todos os responsáveis políticos, para que não fique limitada por qualquer ciclo eleitoral ou conjuntura política.”

A Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 e a Associação Empresarial da Região de Viseu são os principais promotores de duas petições, que têm Pedro Coimbra como relator. Atendendo ao número de assinaturas recolhidas, estas petições serão discutidas em Plenário da Assembleia da República.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE