Coimbra

Pedro Chagas Freitas elogia Ana Abrunhosa: “Tem pulso, visão, coragem”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 13 minutos atrás em 12-02-2026

Coimbra enfrenta momentos difíceis e poderá sofrer ainda mais nas próximas horas, escreve Pedro Chagas Freitas, numa publicação emotiva nas redes sociais.

“Coimbra está a sofrer, pode vir a sofrer ainda mais nas próximas horas. Sofro muito pelas pessoas, tantas, que conhecemos lá”, escreveu, recordando o período em que viveu alguns meses fechado entre as paredes do Hospital Pediátrico da cidade. “Vivemos ali alguns meses fechados entre as paredes de um hospital. Sofremos, penámos, chorámos, aguentámos, sobrevivemos, sorrimos. Fizemos amigos daqueles que se ligaram a nós pelo caminho mais doloroso: o da dor.”

Pedro Chagas Freitas revelou ainda que uma visita prevista à cidade teve de ser adiada, algo que interpreta como uma proteção providencial: “Amanhã iríamos estar lá. Estava tudo programado, tudo na nossa agenda. Por um motivo insondável, foi adiado. Acho que foi para nos proteger. Foi uma luz qualquer, não posso deixar de pensar nisso.”

PUBLICIDADE

O escritor deixou palavras de incentivo para todos os que se encontram em situação de risco: “Abraço muito todos os que estão lá, a enfrentar o medo.”

Chagas Freitas também elogiou a antiga ministra da Coesão Territorial e atual autarca de Coimbra, Ana Abrunhosa, destacando a sua liderança e coragem: “Aplaudo a Ana Abrunhosa, incansável, uma líder de verdade, parece-me. Tem pulso, tem visão, tem coragem. É dessa massa que se fazem os grandes decisores. Decidir é um ato de coragem, às vezes até de génio.”

Concluindo a sua mensagem, manifestou esperança de que a situação possa ser ultrapassada com o mínimo de danos: “Acredito mesmo que tudo o que poderia ser feito para prevenir, e para estar pronto a responder ao que aí pode vir, foi feito. Que a chuva acalme, que tudo possa ser ultrapassado com o menor número de danos possível. Eis tudo o que peço. Adoro-te, Coimbra. Aguenta-te, Coimbra.”