Economia

Pedir reembolso de despesas de um funeral à Segurança Social é possível? Descubra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 meses atrás em 12-10-2023

O reembolso das despesas de um funeral é uma prestação em dinheiro atribuída, de uma só vez, a quem pagou as contas da cerimónia fúnebre de uma pessoa beneficiária do regime geral de Segurança Social, de acordo com o Governo.

PUBLICIDADE

Agora, este pedido pode ser feito, online, através da Segurança Social Direta, anunciou o Instituto da Segurança Social (ISS). E como? “O pedido de Reembolso de Despesas de Funeral pode ser efetuado na Segurança Social Direta, pelo cidadão ou pelas funerárias, permitindo agilizar todo o processo, desde o registo, acompanhamento do estado do pedido, decisão e consequente pagamento, evitando assim deslocações a um balcão da Segurança Social”, pode ler-se.

Deve aceder ao site da Segurança Social Direta e depois aceder ao menu “família” e depois “reembolso de despesas de funeral”.

PUBLICIDADE

“O reembolso das despesas não é acumulável com o subsídio por morte. O valor do reembolso tem o limite de 1.441,00 € (três vezes o valor do IAS – Indexante de Apoio Social em 2023)”, explica ainda o Executivo citado pelo Notícias ao Minuto.

O reembolso das despesas do funeral deve ser requerido até 90 dias (seguidos) depois da data do falecimento.

PUBLICIDADE

publicidade

Para saber mais basta aceder aqui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE