Eventos

Pediátrico quer melhorar

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 13-12-2013

O 1.º curso de Traumatologia Pediátrica, que se realiza hoje, no Hospital Pediátrico de Coimbra, pretende reforçar o tratamento “especializado” a crianças e jovens em situações de traumatismos graves.

PUBLICIDADE

O objetivo do 1.º curso de Traumatologia Pediátrica, segundo Gabriel Matos, diretor do Serviço de Ortopedia Pediátrica, é de treinar e de formar os profissionais do hospital, de forma a dar um “ambiente pediátrico às crianças que são tratadas”.

De acordo com o diretor do Serviço de Ortopedia Pediátrica, o tratamento específico de crianças e adolescentes evoluiu “muito”, desde os anos 1980, altura em que se viam “crianças com traumas graves em veículos sem mecanismos” adequados a estes pacientes.

PUBLICIDADE

O Hospital Pediátrico de Coimbra, integrado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, “está muito bem preparado”, tendo experiência no grande trauma.

Contudo, o curso pretende “alimentar” a formação contínua de médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, para uma melhor resposta às diferentes situações que encontram.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesse sentido, há um foco na “prevenção, no transporte para o hospital” e na organização dos recursos disponíveis para dar resposta aos traumas e “nada falhar”.

As especificidades do tratamento de crianças não se resumem apenas a aspetos de natureza técnica, mas também a “um tipo de linguagem com características próprias” para os adolescentes, assim como uma preparação para “lidar com a ansiedade dos pais”, explicou Gabriel Matos.

O diretor de serviço afirmou ainda que o Hospital Pediátrico tem “carências de recursos humanos” em várias áreas, considerando que “as autoridades de saúde deveriam fazer estudos demográficos, para uma rede de cuidados que melhor responda às diferentes exigências” de cada região.

De acordo com Gabriel Matos, durante o ano de 2012, houve 9.750 doentes de trauma, na área pediátrica, representando “16% de todos os doentes vistos no Serviço de Urgência”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE