Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Política

Peça de teatro sobre julgamento de Álvaro Cunhal representada em São Paulo

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-03-2014

A Companhia de Teatro de Almada apresenta, este fim de semana, no Teatro João Caetano, em São Paulo, Brasil, a peça “Um dia os réus serão vocês”, sobre ideia do encenador Joaquim Benite, informou hoje a companhia.

PUBLICIDADE

Baseada na defesa apresentada por Álvaro Cunhal quando foi julgado em 1950, depois de preso pela PIDE, a peça estreou-se a 25 de Abril do ano passado, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada.

As representações no Brasil, pela Companhia de Teatro de Almada (CTA), realizam-se na sexta-feira, no sábado e no domingo.

PUBLICIDADE

publicidade

Com Luís Vicente, no papel de Álvaro Cunhal, a peça foi uma ideia inicial de Joaquim Benite, primeiro diretor da CTA, e estreou-se no ano em que se assinalou o centenário de nascimento do líder histórico do Partido Comunista Português.

Uma acusação ao regime ditatorial de então e uma defesa das ideias políticas de Cunhal, é como Rodrigo Francisco, responsável pela dramaturgia da peça, a define, acrescentando que, embora já se tenham passado 64 anos sobre os factos, “o texto continua mais do que atual”.

PUBLICIDADE

Apesar de se basear na defesa apresentada por Cunhal no julgamento a que foi submetido entre 02 e 09 de maio de 1950, a peça inclui textos de outras obras assinadas por Manuel Tiago, o pseudónimo literário do antigo dirigente comunista.

Nascido em Coimbra, a 10 de novembro de 1913, Álvaro Cunhal foi preso pela PIDE, a polícia política da ditadura, a 23 de março de 1949, e recusou-se a prestar declarações.

Durante o julgamento, Cunhal preparou a sua defesa num texto em que criticava e condenava a ditadura fascista, atacando as políticas seguidas por Oliveira Salazar, o presidente do Governo, tanto no plano interno como no externo.

Em declarações à agência Lusa, Rodrigo Francisco disse que, com este espetáculo, a Companhia de Almada pretende também “homenagear as mulheres e os homens que dedicaram as suas vidas a defender a liberdade”.

No final da década de 1940 e no início da de 1950, aumentou a repressão sobre o movimento comunista português, havendo a assinalar, entre janeiro e junho de 1950, quatro mortes de militantes comunistas.

Na altura, a candidatura portuguesa às Nações Unidas continuava a ser recusada, com o veto da antiga União Soviética. Portugal fora membro fundador da NATO, em 1949, disponibilizando a Base das Lajes às forças armadas norte-americanas, sendo abrangido pelo Plano Marshall.

No julgamento agora levado à cena pelo Teatro de Almada, Cunhal foi condenado a 11 anos de prisão, oito dos quais em regime de isolamento.

O líder do PCP acabou, no entanto, por não cumprir a totalidade da pena, pois a 03 de janeiro de 1960 evadiu-se da cadeia de Peniche, com outros oito militantes comunistas.

A peça “Um dia os réus serão vocês” já foi apresentada em 10 cidades portuguesas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com