Poucas coisas traduzem qualidade tão bem quanto uma experiência que desperta todos os sentidos. Entre conversas e risos, destaque para a sande Pé na Alta: queijo de Seia cremoso, presunto beirão suculento e azeite transmontano aromático, reunidos numa combinação que transforma cada mordida numa celebração de sabor.
No centro da Alta de Coimbra, com olhar privilegiado para o Museu Nacional Machado de Castro, o espaço criado por Teresa Carreiro e Mário Santos Serra convida a uma viagem pelo paladar português sem sair da urbe. Pé na Alta é um “senhor boteco” que nasceu para celebrar a cultura e a gastronomia portuguesa. “Tudo aqui é bom”, incluindo as sobremesas — como as queijadas de Pereira, uma iguaria local apreciada pela originalidade, segundo Teresa.
A carta de bebidas leva o visitante ao Dão, Douro, Alentejo, Bairrada, Porto e Setúbal. Mas há um destaque que nos leva à tradicional ginjinha de Óbidos, sangrias sazonais e, também, à cerveja artesanal MUSA, cujos rótulos se inspiram no universo da música — Blondie Ale, Red Zeppelin, Frank Apa, José Pinhale. “Creio que somos o único espaço da cidade onde se pode beber MUSA’s”, revela a equipa.
PUBLICIDADE
As sandes, as tábuas de queijos e os enchidos completam a experiência com produtos de diferentes regiões: queijos de Seia e Rabaçal, enchidos da Beira Alta, presunto da Beira Baixa e azeite de Trás-os-Montes. “Comer e beber é, também, criar pertença e valorizar a nossa identidade frente à globalização. Queríamos que os moradores reconhecessem a diferença e a qualidade da oferta, num ambiente especial que respira a alma desta zona histórica”, sublinha Teresa.
Pé na Alta proporciona ainda uma experiência além da mesa. Tours pela Alta culminam em degustações e permitem conhecer histórias e tradições locais. A casa privilegia a simplicidade e a autenticidade. Além de ser um palco cultural, o espaço já recebeu o coletivo DeclAMAR Poesia, performances do ART in ALTA, conversas com enólogos e documentários sobre a rua histórica que abriga o estabelecimento.
“A nossa filosofia é explorar sabor e cultura: a carta rica em produtos portugueses e o reforço nas iniciativas culturais”. Pé na Alta tem jeito de boteco, mas a sua versatilidade transforma-o num palco cultural de encontros memoráveis. Quem visita, logo deseja voltar para refazer a viagem pelo sabor e pela história de Portugal. “A atmosfera que criámos teria sempre de assentar nesse aspeto”, concluem. O espaço distingue-se pelo acolhimento, mas fala das tradições, da cultura portuguesa onde não faltam os sabores, os aromas, a história e, principalmente, a memória com amor: saudade.







Pé na Alta está situado na Rua Borges Carneiro, 58 (atrás do Museu Nacional Machado de Castro). Horário de funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 11:00 às 20:00.
Contacto https://penaalta.com/ e 962 568 700
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.