Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Educação

PCP promoveu audição sobre a Escola Pública ao serviço do desenvolvimento do País

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 22-05-2015

O PCP realizou, ontem, quinta-feira, em Coimbra, a Audição “Uma Escola Pública ao serviço do desenvolvimento do País”, com a participação de Jorge Pires, da Comissão Política do Comité Central, Rita Rato, deputado na Assembleia da República e Mário Nogueira.

PUBLICIDADE

unnamed (2)

Na discussão estiveram presentes a avaliação das consequências das políticas de direita dos últimos anos, tendo sido sublinhado que a natureza do ataque à escola pública nos últimos anos, de redução drástica do investimento público, desresponsabilização do Estado e favorecimento da privatização do sector, não tem apenas um caracter dito “economicista”, mas tem um alcance mais profundo de subversão dos princípios constitucionais do papel emancipador da escola no regime democrático, procurando a reprodução e o agravamento das desigualdades por via da frequência do ensino público.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa sessão onde foi reconhecido a quantidade, qualidade e diversidade do trabalho do PCP nesta área, foi assumida a continuação do combate ao sub-financiamento, ao encerramento de escolas e os mega-agupamentos, e às tentativas de “municipalização”.

Rita Rato reafirmou o compromisso de sempre do PCP com a valorização dos profissionais e das suas condições de trabalho e a luta por uma escola pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. Um projecto “que tem na sua matriz a formação integral do indívíduo” e não a preparação para integração imediata de pessoas facilmente exploráveis, no mercado de trabalho, salientou Jorge Pires, referindo que é entre estes dois projectos, que se joga hoje a opção política de fundo, relativamente a este sector.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com