Coimbra

PCP questiona Governo sobre fecho de extensões de saúde no distrito de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-04-2020

O PCP questionou hoje o Governo sobre o encerramento por tempo indeterminado das extensões de saúde de Penacova e Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, no âmbito das medidas de combate à pandemia da covid-19.

PUBLICIDADE

“Os dois concelhos têm população envelhecida e grande falta de transportes entre as freguesias e a sede do concelho, pelo que esta medida priva a população do acesso a cuidados de saúde, o que é preocupante, sobretudo no caso dos utentes mais idosos”, afirmam os deputados Ana Mesquita, Paula Santos e João Dias, numa interpelação escrita dirigida à ministra da Saúde, Marta Temido.

PUBLICIDADE

Para os comunistas, num momento em que Portugal enfrenta uma pandemia, “é ainda mais importante garantir o funcionamento adequado das extensões de saúde de Penacova e de Oliveira do Hospital, para evitar deslocações desnecessárias e prolongadas dos utentes”.

“Além disso, a população teme que este encerramento possa prolongar-se para lá do contexto do combate ao surto epidémico e ser mesmo uma ‘machadada final’, num contexto em que têm existido, nos últimos anos, denúncias de tentativas de pressão no sentido do encerramento definitivo destas extensões de saúde”, alertam.

PUBLICIDADE

publicidade

O documento foi entregue, na quarta-feira, ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e divulgado hoje pela Direção da Organização Regional de Coimbra do PCP.

“Como justifica o Governo o encerramento destas extensões, deixando os utentes privados do acesso a cuidados de saúde de proximidade que elas garantiam?”, perguntam os deputados, frisando que “faltam transportes” e que “muita da população de risco, em função da idade, mas também de diversas patologias, se vê deste modo obrigada a fazer deslocações mais longas, temporalmente mais dilatadas e, portanto, mais arriscadas”.

O PCP quer ainda saber quais as “medidas urgentes” que o executivo de António Costa “vai tomar para assegurar o funcionamento” daquelas extensões de saúde, nos municípios de Penacova e Oliveira do Hospital.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 209 mortes devido à pandemia da covid-19, mais 22 do que na quarta-feira (+11,8%), e 9.034 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 783 em relação à véspera (+9,5%).

Dos infetados, 1.042 estão internados, 240 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE