Coimbra

Pavilhão Centro de Portugal acolheu Fados from Coimbra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 21-10-2015

Alguns dos melhores interpretes da Canção de Coimbra juntaram-se no Pavilhão Centro de Portugal para celebrarem a efeméride dos 50 anos da gravação do LP Fados From Coimbra, do Coimbra Quartet, um dos mais notáveis discos de música coimbrã. IMG_0724

PUBLICIDADE

Antes do espectáculo, que integrou a programação dos IX Encontros Internacionais da Guitarra, promovidos pela Associação Orquestra Clássica do Centro (OCC), houve tempo para ouvir os testemunhos de José Miguel Baptista, Jorge Cravo e António Luís Carvalho Homem.

José Miguel Baptista contou a “História do LP Fados from Coimbra”. Jorge Cravo falou do “Repertório Meliano na voz de António Pimentel.  António Manuel Nunes trouxe “Alguns bons pretextos para redescobrir o LP Fados from Coimbra. Armando Luís Carvalho Homem explicou “As variações em Lá de Eduardo Melo: uma peça experimental.

PUBLICIDADE

Esta sessão, bem como o concerto, contou com a apresentação de Braga da Cruz, um dos antigos directores da RDP/Centro, que fez questão de lembrar alguns dos seus colegas técnicos e locutores que contribuiram para a divulgação da canção de Coimbra e de lamentar que grande parte desse espólio tenha sido retirado das instalações da emissora em Coimbra

A celebração das 5 décadas de Fados From Coimbra, do Coimbra Quartet, que era constituído por Eduardo Melo, Ernesto Melo, Durval Moreirinhas e José Miguel Baptista, prosseguiu com a interpretação de todos os temas do LP.

Com coordenação de José Miguel Baptista, Jorge Cravo e Fernando Marques, o espectáculo Fados From Coimbra contou com a participação de 2 dezenas de cantores e músicos de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Luís Alcoforado, José Miguel Baptista, Fernando Gomes Alves, Jorge Machado, Rui Pimenta, José Manuel Beato,  Jorge Cravo (vozes), Fernando Marques, Pedro Paredes, José Rabaça, Álvaro Aroso, José Paulo (Guitarras de Coimbra), Adamo Caetano, Paulo Larguesa, Manuel João Vaz, Carlos Costa, José Carlos Teixeira e Luís Carlos Santos (Violas) foram os artistas que deram nova vida ao LP.

Veja vídeos inéditos  dos temas  do LP e fotografias do público e dos participantes no nosso Facebook. Clique aqui

Os Encontros Internacionais de Guitarra procuram a promoção da guitarra enquanto instrumento solítisco individual e de orquestra. O destaque deste ano  vai para a Canção de Coimbra,  bem como para a presença da música de Cabo Verde e Moçambique.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE