Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Autárquicas

Paulo Penedos lamenta atraso em novo inquérito

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 23-09-2013

O advogado Paulo Penedos, arguido no processo “Face Oculta”, lamentou hoje a demora num caso em que está a ser investigado há vários anos pelo Ministério Público e no âmbito do qual foi alvo de buscas na passada semana,  informação que o Notícias de Coimbra deu em primeira mão.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, Paulo Penedos explicou que em causa está uma certidão extraída do processo “Face Oculta” em 2009, para investigar as suspeitas de corrupção e tráfico de influência em concursos da REN – Redes Energéticas Nacionais, de que era então presidente o seu pai, José Penedos.

O processo está relacionado com adjudicações a empresas para as quais Paulo Penedos trabalhava como advogado, algumas das quais ligadas ao ramo da energia e resultou da análise da perícia financeira às contas bancárias do arguido.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Paulo Penedos, o processo, que “esteve parado na Comarca do Baixo Vouga sem nenhuma diligência processual”, teve desenvolvimentos na passada sexta-feira com a realização de buscas à sua casa, em Lisboa, e ao escritório, em Coimbra.

As diligências foram presididas pelo juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal, e resultaram na apreensão dos discos rígidos de dois computadores, que tinham sido já analisados pela Polícia Judiciária no processo principal.

PUBLICIDADE

Apesar de não se querer alongar em comentários, por respeito à investigação, Paulo Penedos disse que se esta certidão “não tivesse ficado parada quase dois anos no Baixo Vouga, as buscas já teriam tido lugar há mais tempo e as coisas andavam mais depressa”.

Quanto ao novo inquérito, o arguido já tinha afirmado ter prestado declarações no MP, para demonstrar que era advogado da maior parte das empresas em causa antes de o seu pai ser presidente da REN e que todo o trabalho que fez para essas empresas, nada tinha que ver com aquela empresa.

“Estou há quatro anos quase em dedicação exclusiva à minha defesa neste processo e agora nesta nova certidão e, por isso, estou à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos que forem julgados necessários”, concluiu Paulo Penedos, na sua declaração à Lusa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com