Economia

Paulo Macedo sinaliza importância de preparar medidas de apoio para fim de moratórias

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 08-03-2021

O presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, sinalizou hoje a importância de serem preparadas medidas de apoio para o fim das moratórias de crédito, sobretudo para os setores mais afetados.

PUBLICIDADE

“Eu penso que o essencial é que medidas de apoio vamos ter para o fim das moratórias em termos dos setores mais afetados”, disse o responsável hoje durante um debate promovido pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal sobre igualdade de género nas empresas.

“Há setores que, de facto, não têm receitas e, portanto, a chave aqui vai ser que apoio se vai dar à saída das moratórias para essas empresas e portanto aqui como eu tenho dito não é a banca que precisa de apoio, quem precisa de apoio são as empresas”, acrescentou.

PUBLICIDADE

Para Paulo Macedo, as moratórias vão ser um desafio grande para as empresas que não têm ‘cash-flow’ (movimentos de dinheiro associados a uma empresa ou projeto, separados entre entradas e as saídas de liquidez), “vão ter efeitos muito assimétricos, há setores que estão a resistir bem, como a construção e a distribuição alimentar, mas há setores que de facto não tem receitas”.

“Se as empresas não forem insolventes e conseguirem cumprir os seus compromissos, de certeza que será positivo [o fim das moratórias] e não haverá destruição do tecido”, acrescentou.

PUBLICIDADE

publicidade

Em fevereiro, o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, afirmou que as moratórias, bem como as medidas relacionadas com a pandemia, deverão ser adaptadas em função dos diferentes momentos da crise da covid-19.

Durante a apresentação dos resultados anuais da CGD, Paulo Macedo, disse que a instituição estava “disponível” para reestruturar dívida de particulares no desemprego, no fim das moratórias, previsto para setembro.

O gestor salientou que “em termos dos particulares aumentou o desemprego, mas o rendimento disponível tem sido mantido de forma positiva”, defendendo que “deveria haver um esquema de proteção a estas pessoas” e que a instituição “está disponível para reestruturar os créditos dos clientes todos que no final da moratória estejam em situação de desemprego”.

O presidente do BCP, Miguel Maya, também defendeu a prorrogação das moratórias de crédito para as empresas e para os trabalhadores do setor do turismo, que terminam em 30 de setembro.

O presidente executivo do BPI, João Pedro Oliveira e Costa, disse que ainda é cedo para discutir as moratórias relacionadas com a pandemia de covid-19, defendendo que devem ser localizadas e interpretadas como um instrumento transitório.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE