Coimbra

Paulo Júlio recebe Medalha de Mérito Politico, Social e Empresarial de Penela

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 29-09-2018

Paulo Júlio foi hoje distinguido com a Medalha de Mérito Politico, Social e Empresarial do Município de Penela.

PUBLICIDADE

Paulo Júlio foi homenageado durante a Sessão Solene do Dia do Município, que decorreu no auditório municipal de Penela.

Recordamos que o social democrata Paulo Júlio foi gestor da multinacional Marcopolo, ex-presidente da Câmara Municipal de Penela e secretário de Estado secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa no primeiro Governo de Pedro Passos Coelho. Depois de ter saído da vida política, passou a exercer as funções de gestor na empresa local Frijobel.

PUBLICIDADE

A distinção, segundo a autarquia local, reconhece o enorme papel que Paulo Júlio teve ao transformar o concelho de Penela num território respeitado e num espaço de oportunidades.

PUBLICIDADE

publicidade

Paulo Júlio dedicou a sua intervenção Sessão Solene do Dia do Município aos seus amigos que estiveram “consigo nos “momentos bons e nos momentos maus”.

“Porque fomos cúmplices, porque fizemos coisas juntos, porque nos aborrecemos e porque compartilhamos alegrias, escolhi falar de vocês” disse Paulo Júlio, que fez questão de dizer os nomes dos seus companheiros da sociedade local, da politica, do governo e das empresas que fazem parte da sua vida.

Veja a entrega da condecoração e a intervenção de Paulo Júlio:

Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela, disse  que, para si, esta sessão solene é o momento mais relevante das festas do concelho que decorrem até domingo. 

“Não caímos na tentação de trivializar este momento, por isso somos escrupulosos nas pessoas que agraciamos, garantiu Luís Matias.

O autarca salientou que este reconhecimento é um acto de justiça a “um homem a quem nunca faltaram ideias, nem ideais”.

O líder penelense aproveitou o momento festivo para criticar o centralismo lisboeta, tema que também foi abordado por Marques Mendes.

Veja a intervenção de Luís Matias:

Este ex-líder do PSD, ao falar de coesão territorial, descentralização e poder local, confidenciou aos presentes que conhecia governantes que de manhã eram contra os autarcas e à tarde a favor das autarquias.

Marques Mendes recordou que esteve em Penela em 2005 quando Paulo Júlio apresentou a sua candidatura à liderança da Câmara Municipal de Penela.

Paulo Júlio é um exemplo como “autarca modelo”,  como governante, destacou o “18º mais poderoso de Portugal”, que fez neste sábado em Penela o que costuma fazer na SIC ao domingo.

Veja a intervenção de Marques Mendes:

Fernando Antunes, Presidente da Assembleia Municipal de Penela e antecessor de Paulo Júlio na Câmara Municipal,  também fez uma intervenção na sessão solene em que foi exibido um video que mostrou parte da vida pública de Paulo Júlio.

Ruben Bisi (Marcopolo), Luís Monterroso, Pedro Passos Coelho, Miguel Relvas e Raul Vasconcelos (Frijobel) gravaram depoimentos que foram visionados na sala.

Os dois últimos estiveram presentes no auditório municipal de Penela, onde também marcaram presença vários autarcas da região e outros protagonistas locais.

No Facebook de Notícias de Coimbra pode ver quem esteve na homenagem a Paulo Júlio
 

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE