Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cinema

Paulo Branco exibe Tati no TAGV

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 28-08-2015

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e a distribuidora Leopardo Filmes/Medeia Filmes (do produtor Paulo Branco), combinaram um parceria para a exibição de cinema de autor do TAGV apresentando, pela primeira vez em Portugal, da obra de Jacques Tati, em versões digitais restauradas.

PUBLICIDADE

unnamed (4)

A partir do dia 5 de outubro, o TAGV exibe o Especial Jacques Tati, retrospetiva dedicada ao mestre francês da comédia – e a uma das mais conhecidas personagens, o desconcertante Sr. Hulot, de chapéu, cachimbo e gabardine – com a exibição de quatro longas-metragens: As Férias do Sr Hulot(1953), filme que projetou Jacques Tati para o sucesso do público e da crítica e a primeira vez que Jacques Tati se filma como Sr Hulot, filme exibido em Cannes e nomeado para os Óscares.

PUBLICIDADE

publicidade

Seguiu-se a comédia O Meu Tio (1958), uma sátira à “vida moderna”, nomeadamente a arquitetura modernista que lhe valeu o Óscar para Melhor Filme Estrangeiro; Playtime – Vida Moderna (1967), um ícone do cinema considerado pelo British Film Institute um dos 50 melhores filmes de todos os tempos e tido em conta por muitos como a obra-prima de Jacques Tati; e Trafic – Sim, Sr. Hulot (1971) sobre uma aventura nas autoestradas de França e da Bélgica.

A Temporada 2015-2016, com início no próximo mês de setembro, prossegue com o ciclo Cinema à Segunda, que destaca semanalmente o cinema de autor europeu e mundial.

PUBLICIDADE

A “cinematografia do mundo” tem uma presença forte no TAGV, com o acolhimento de festivais e ciclos, entre os quais a Festa do Cinema Francês.

Nos próximos meses, ainda o regresso da parceria com os Caminhos do Cinema Português, a extensão do Festival Queer e, pela primeira vez, uma mostra de cinema ambiental; e a continuidade das sessões mensais para as Famílias, ao sábado, com o Cinema em Família, que exibe curtas-metragens de animação direcionadas para pais e filhos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com