Desporto

Paulo Bento reconhece que nunca foi tão difícil construir o 11

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 10-10-2013

O selecionador português de futebol reconheceu hoje que nunca encontrou tantas dificuldades para formar o “onze” como para o jogo de sexta-feira, com Israel, mas rejeitou a possibilidade de mexer um milímetro no habitual modelo de jogo.

PUBLICIDADE

Paulo Bento está obrigado a fazer seis alterações em relação à equipa que alinhou de início da Irlanda do Norte (vitória por 4-2) e admitiu que ainda não tomou decisões definitivas relativamente a todas as posições, apesar de ter deixado algumas certezas: Antunes será o lateral esquerdo e dos estreantes Cédric e André Almeida sairá o substituto de Fábio Coentrão no lado direito da defesa.

“Já tivemos em outros momentos algumas ausências. É verdade que agora há um maior número de ausências, mas temos de fazer face a elas, temos de jogar dentro do nosso modelo e não fugir do objetivo principal que é conquistar os três pontos e continuar a lutar para estar no Brasil”, admitiu o treinador, antecipando o penúltimo jogo no grupo F europeu de apuramento para o Mundial de 2014.

PUBLICIDADE

Paulo Bento acredita que a equipa lusa terá “capacidade para dar resposta” às baixas de Fábio Coentrão e Hélder Postiga, suspensos por um jogo, e dos lesionados João Pereira, Bruno Alves, Vieirinha e Raul Meireles, que foi dispensado na quarta-feira, pois os substitutos são todos jogadores que se identificam com modelo de jogo habitual da seleção.

“Há um objetivo que nos serve que é ganhar e só ganhar. Foi para isso que nos preparámos e para nenhum outro resultado, nem escolhemos outro tipo de estratégia. Com algumas ausências, escolheremos aqueles que estão em melhores condições para fazer face ao plano que temos”, explicou o técnico, em conferência de imprensa realizada no Estádio José Alvalade, em Lisboa, palco do jogo de sexta-feira.

PUBLICIDADE

publicidade

A defesa é o setor mais afetado pela indisponibilidade dos habituais titulares, com o guarda-redes Rui Patrício e o “central” Pepe a serem os únicos “resistentes” do quinteto tradicional garantidos no “onze”, tal como Antunes, o mais experiente a nível internacional dos laterais, mas existem ainda algumas decisões por tomar”.

“Temos mais 24 horas para decidir em relação a algumas questões que poderemos ter pendentes. Tentámos integrar da melhor maneira os jogadores que podem atuar pela primeira como lateral direito. Algum deles irá atuar pela primeira vez [Cédric ou André Almeida] (…). Amanhã [sexta-feira] decidiremos qual o jogador que acompanhará Pepe no centro da defesa”, indicou.

O selecionador nacional pediu também mais tempo para encontrar o substituto de Raul Meireles no meio campo, que deverá jogar ao lado dos titularíssimos Miguel Veloso e João Moutinho, explicando que a chamada de Custódio para o lote de convocados tem a ver com as suas características mais defensivas, à semelhança das do médio do Fenerbahçe.

Paulo Bento espera que Israel com elevado pendor defensivo e a tentar sair do seu meio campo em rápidos contra-ataques, mas assegurou que isso não retirará a Portugal o “propósito de assumir o jogo, ser dominador e controlar o jogo através da posse de bola”, perante um adversário que joga a última cartada na luta por um lugar nos “play-offs”.

“É um jogo em que adversário vai esgotar todas as possibilidades para poder qualificar-se através dos ‘play-offs’. A nós compete-nos fazer seis pontos – três amanhã [sexta-feira] – para continuar a lutar pelo objetivo de estar no Mundial de 2014. Depois, pensar no jogo do Luxemburgo, em mais três pontos e esperar por outros resultados”, sustentou.

A “equipa das quinas” ocupa a segunda posição do grupo, com menos um ponto do que a Rússia, e está dependente de um deslize da líder para poder vencer a “poule” e assegurar o apuramento direto, mas, em primeiro lugar, necessita de confirmar o segundo posto e a presença nos “play-offs” de acesso à fase final nos encontros com Israel e com o Luxemburgo, na terça-feira seguinte.

Paulo Bento respondeu a Jesualdo Ferreira, que questionou a disponibilidade física de Éder para participar na dupla jornada de apuramento, observando que o treinador do Sporting de Braga “não é médico”, assinalando que o avançado “é um jogador apto” e “se estiver confortável poderá ser um jogador a utilizar”.

Portugal defronta Israel na sexta-feira, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em jogo com início às 20:45 horas e arbitragem do norueguês Tom Harald Hagen, fechando a participação no grupo F europeu de qualificação frente ao Luxemburgo, na terça-feira seguinte, no Estádio Cidade de Coimbra, em encontro marcado para as 18:00 e que será dirigido pelo árbitro turco Bülent Yildirim.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE