Cidade

Património alimentar de outros países é o tema do próximo ciclo Sabores da Escrita

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-03-2019

O sucessivo êxito alcançado nas anteriores edições do ciclo “Sabores da Escrita”, iniciativa que decorre na Casa da Escrita, levou a Câmara Municipal de Coimbra a organizar, para o ano em curso, mais um conjunto de conferências, seguidas de jantares temáticos, que abordarão estudos sobre os patrimónios alimentares de outros países, nomeadamente, da cozinha francesa, inglesa, italiana e brasileira.

PUBLICIDADE

A primeira iniciativa de 2019 é já na quinta-feira, dia 14 de março, pelas 20:00. A entrada na conferência é livre, enquanto o jantar tem o custo de 20€ por pessoa.

PUBLICIDADE

É, pois, sobre a cozinha francesa que recai o tema que dá início ao ciclo “Sabores da Escrita” de 2019, dedicado ao “Jantar mundano e o drama da vida: histórias servidas à mesa (na novela francesa do século XIX”). A iniciativa decorrerá no dia 14 de março, a partir das 20h00, na Casa da Escrita.

A conferência conta com o contributo de Cristina Robalo Cordeiro, Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que abordará o cruzamento da gastronomia francesa com a novela francesa do século XIX.

PUBLICIDADE

publicidade

Já o jantar temático é sobre a relação da literatura com a gastronomia, desta vez, dedicada à rota de saberes e sabores da França do século XIX, que será confecionado e servido pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra.

Sob coordenação geral de Mauro Rodrigues e coordenação do serviço de cozinha do Chef Artur Oliveira, a ementa definida para os convivas é a seguinte: Menu de chasse (Le coup d’avant); Potage (Potage Royal); Entrées (Pâtés de perdrix et de sanglier, Tapas avec alheiras, Filets de bécasse à la Saint Hubert, La mayonnaise de filets de Sole; Rôtis (Les faisans rôtis sur croustade, Le trou normand); Entremets (Pommes de terre gratinées, Les asperges en Branches); Fromages (Fromages français); Dessert (Profiteroles, Crème brûlée, Poires au vin); Vins (Le coup d’après).

O jantar temático contará com a colaboração das companhias de teatro Viv’arte e Bonifrates, que apresentarão excertos da obra de Guy de Maupassant e Honoré de Balzac, incidindo sobre tertúlias e serões de caça.

A participação no jantar requer inscrição prévia, através do telefone n.º 239702630 (Casa Municipal da Cultura, Rua Pedro Monteiro), com custo no valor de 20€ por pessoa e uma lotação limitada a 50 lugares.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE