Primeira Página

Pastor herói da Lousã que lutou contra as chamas precisa de ajuda para recomeçar

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 27-08-2025

Imagem: DR

No dia 15 de agosto, a Serra da Lousã foi novamente assolada por um incêndio devastador, afetando milhares de portugueses e deixando várias famílias em situação de vulnerabilidade.

Entre os afetados está um pastor de 64 anos, de Codessais, em Serpins, no concelho da Lousã, cuja vida se dedica há décadas à criação de cabras e à manutenção das matas da região.

Segundo relatos da família, o pastor, conhecido pelo seu trabalho na limpeza das matas e cuidado dos animais, enfrentou sozinho as chamas para salvar o seu rebanho. “Vi o meu pai, sozinho, rodeado de chamas, a fazer o que podia para salvar os seus animais. Mesmo cego pelo fumo, só se preocupava com as vidas que tinha debaixo de sua responsabilidade”.

PUBLICIDADE

Apesar do esforço heróico, a tragédia não se ficou por aí. Um barracão distante sofreu perdas irreparáveis: um animal escapou com ferimentos provocados pelo fogo e equipamentos essenciais para a manutenção da herdade foram destruídos, incluindo trator, reboque, arado, roçadoras, gerador e máquinas de ordenha.

A família, porém, tem recebido apoio da comunidade, que tem doado feno e alimentos para os animais agora confinados no curral. “O objetivo é angariar o essencial para ajudar o meu pai a recomeçar… O resto, com o tempo e muita luta, ele conseguirá recuperar”, afirma Sílvia Simões que criou uma campanha de angariação de fundos. A meta é de 1000 euros, sendo que já conseguiram 115 através de 111 doações.

Este apelo à solidariedade destaca o trabalho de uma vida dedicada à criação animal e à preservação ambiental, reforçando a importância de apoiar aqueles que, mesmo em situações extremas, mantêm viva a tradição e o cuidado com a natureza.

Quem quiser ajudar pode contribuir com doações para apoiar a reconstrução do espaço e a sobrevivência do gado. Cada gesto, mesmo pequeno, é considerado uma grande ajuda para este pastor e a sua família.

Veja a fotogaleria:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE