Coimbra

Pastor de Oliveira do Hospital perde tudo no fogo. Família pede ajuda ao clube do coração

Notícias de Coimbra | 55 minutos atrás em 16-08-2025

Pedro, adepto fervoroso do Benfica, viu a sua casa ser completamente destruída pelo incêndio que devastou Vila Pouca da Beira, em Oliveira do Hospital.

Emocionada, a sua tia lançou um pedido especial ao clube: que o presidente e jogadores leiloem uma camisola para ajudar a reconstruir a casa que era o maior orgulho de Pedro.

“Ele era benfiquista de corpo e alma, tinha tudo decorado com as cores do clube, lençóis, edredons, cortinados, tapetes,” contou a tia. “Perdeu 45 anos de trabalho, as economias, a casa e tudo o que tinha.”

PUBLICIDADE

O apelo surge num momento de grande necessidade, com Pedro e muitas outras famílias a enfrentarem perdas incalculáveis. A tia espera que o Benfica possa fazer a diferença.

“Peço ao Benfica que ajude o Pedro, leiloando uma camisola, para que ele possa reconstruir a casa que tanto amava,” concluiu.

Em entrevista ao Notícias de Coimbra, Pedro descreveu o momento em que viu o seu sonho desaparecer: “A casa não ardeu logo, ardeu o telhado primeiro. Depois, passado uma hora e meia, a casa explodiu de dentro para fora.”

Visivelmente emocionado, Pedro partilhou o esforço que fez para construir a casa com as suas próprias mãos, o orgulho que tinha naquele espaço, e a dor de ver tudo reduzido a cinzas: móveis, recordações, economias de uma vida. “Sobrou-me um casaco que tinha dentro do carro. Os carros escaparam porque estavam na garagem de um vizinho emigrado na Suíça. Os tratores salvei-os. E os cães, graças a Deus, também escaparam. O resto está ali. O resto reconstrói-se.”

Pedro lamenta a falta de apoio no momento crítico: “Não há um único bombeiro aqui presente. Ontem não se viu aqui ninguém. Foram os meus amigos que vieram de longe que me ajudaram a salvar os animais.”

Apesar do desespero, Pedro afirma que vai reerguer-se, movido pelo amor à terra e aos seus animais: “Se tiver que trabalhar 24 horas por dia, trabalho. Este é o desafio da minha vida.”

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE