Primeira Página
Pastelarias de Coimbra e de Tentúgal arrecadam medalhas no Concurso de Bolo Rei Tradicional Português
Imagem: DR
As pastelarias Moinho Novo, Briosa e A Pousadinha estão de parabéns pelas medalhas arrecadadas no 13º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português que decorreu a 5 de novembro, em Santarém.
O concurso teve em avaliação o melhor Bolo- Rei Escangalhado, Bolo-Rainha e Bolo-Rei.
PUBLICIDADE
A pastelaria Moinho Novo, em Tentúgal, no concelho de Montemor-o-Velho, ganhou a medalha do “Melhor dos Melhores” Bolo Rei Escangalhado. “Trata-se de um bolo produzido com a junção de uma massa doce, com noz, amêndoa, pinhão e uma mistura de licores (para aromatizar a massa)”, pode ler-se no site do concurso.
Na categoria deste doce, medalha de prata para A Pousadinha por ser “recheado com doce de ovos, fios de ovos, gila e canela. É um bolo com um aspeto escangalhado, onde se mistura a sensação crocante dos frutos secos, com o doce e húmido do doce de ovo, fios de ovos e gila do recheio”.
Medalha de bronze para a Briosa por ter uma “forma retangular com um golpe na parte superior que lhe confere um ar de se estar a escangalhar. A sua massa é muito semelhante à do Bolo Rei mas não lhe são adicionadas frutas”.
No campo do melhor Bolo-Rei também ganhou o “ouro”, o Moinho Novo. “Trata-se de um bolo produzido com a junção de uma massa, com frutos secos, frutas cristalizadas e uma mistura de licores (para aromatizar a massa)”.
A Pousadinha ganha o “bronze” nesta categoria. “A mistura da doçura das frutas cristalizadas com o crocante dos frutos secos e a leveza e textura da massa, irá provocar um misto de sensações durante a mastigação”.
Assim como a Briosa ganhou a medalha de bronze pelo Bolo-Rei. “O seu aspecto exterior é brilhante, dourado acastanhado, com pequenos montinhos de açúcar. Deixa transparecer ligeiro aroma à mistura de bebidas que incorporam a massa (aguardente e Vinho do Porto branco) em fusão com o aroma das frutas”.
Na área dos Bolos Rainha, medalha de prata para estas três pastelarias. A Briosa pela sua “consistência suave sem ser demasiado fofa. Textura branda mas que obriga a mastigar”.
A Pousadinha pelo “interior de massa fofa, rica em frutos secos aos pedaços, decorado com frutos secos (amêndoa, pinhão, noz). Após cozedura resulta um produto brilhante, coberto de frutos secos, em que a sua forma faz lembrar uma coroa”.
O Moinho Novo por se tratar “de um bolo produzido com a junção de uma massa, com frutos secos e uma mistura de licores (para aromatizar a massa)”.
A Pousadinha leva o “ouro” pela Trança de Natal por ser “entrançado, recheado com uma mistura de doce de ovo e frutos secos, o que a torna húmida e crocante, decorada com frutos secos levemente tostados”.
Related Images:
PUBLICIDADE