Primeira Página
Passos que contam histórias: A herança da pastorícia em Oliveira do Hospital

Imagem: depositphotos.com
No coração da Serra da Estrela, um conjunto de rotas pedestres celebra o legado ancestral da pastorícia e da romagem, resgatando a alma da montanha.
O projeto “Passos do Pastor” convida visitantes, durante todo o ano, a calcorrear trilhos que cruzam paisagens de cortar a respiração, em comunhão com a memória viva dos pastores da região e é uma das sugestões do Guia dos 114 Locais Únicos da Região de Coimbra.
PUBLICIDADE
Integrado no projeto está António Lameiras. Com 83 anos é o pastor mais antigo no ativo de Oliveira do Hospital. Em contraste recorde a história de Edgar, o pastor mais jovem de Oliveira do Hospital que fugia da escola para guardar ovelhas.
Situado a norte de Oliveira do Hospital, Seixo da Beira é o ponto de partida para estas experiências imersivas. Entre os caminhos destacados, a Rota do Narciso, de percurso circular, oferece uma jornada entre campos floridos e vestígios históricos, evocando o ciclo da natureza e das comunidades locais.
Já os Caminhos do Açude da Ribeira levam o caminhante por trilhos mais selvagens e preservados, onde o silêncio da montanha apenas é quebrado pelo som da água e do vento, em harmonia com a tradição.
Por fim, a impressionante Grande Rota do Mondego, que liga a Figueira da Foz a Oliveira do Hospital, acompanha o curso do rio Mondego e revela uma tapeçaria rica em biodiversidade, património e cultura.
A cada passo, ressoa a presença dos antigos pastores, guardiões de saberes e ritmos ancestrais, num território onde a natureza e a herança rural se entrelaçam. Uma proposta única para caminhar no tempo, com os olhos no horizonte e os pés na história.
Mas a experiência não termina nos trilhos — à mesa, a herança serrana é celebrada com sofisticação no Restaurante Brasserie Ameal, um espaço que está a dar que falar em Oliveira do Hospital. Trata-se de um espaço moderno e acolhedor que conquistou elogios no TripAdvisor pela qualidade dos pratos, ambiente requintado e serviço irrepreensível. Especialidades como o bacalhau confitado, os nacos de vitela arouquesa e as sobremesas artesanais revelam um respeito pela tradição aliado à criatividade contemporânea.
À noite pode reservar um descanso absoluto no acolhedor Solar do Rebolo, em pleno centro de Oliveira do Hospital.
Para quem deseja prolongar a experiência em tranquilidade, o Solar do Rebolo oferece o equilíbrio perfeito entre conforto contemporâneo e atmosfera histórica. Instalado num edifício cuidadosamente reabilitado, o hotel combina charme rústico com todas as comodidades modernas — piscina exterior, áreas verdes, quartos luminosos e pequeno-almoço elogiado pelos hóspedes.
Com uma classificação de excelência no Booking, o Solar destaca-se pelo ambiente sereno, ideal para relaxar após um dia de caminhadas.
PUBLICIDADE