Cidade

Passeio pela água passando pelo Botânico até aos Jardins da Quinta das Lágrimas (com vídeos)

Bruna Correia | 2 anos atrás em 24-09-2022

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, a Coimbra Rede de Museus juntou dois dias com programas em que é dado especial destaque à temática da Água, através de visitas guiadas a alguns espaços emblemáticos da cidade. A última atividade, dia 24 de setembro, consistiu no “Passeio Pela Água” para assinalar o património sustentável. 

PUBLICIDADE

Cerca de 10 pessoas não quiseram perder as visitas gratuitas e o Aqueduto de São Sebastião (Arcos do Jardim) foi o ponto de partida, seguindo-se o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o Museu da Água, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e, por fim, os Jardins da Quinta das Lágrimas.

O Notícias de Coimbra acompanhou a visita ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, onde a diretora, Teresa Girão, explicou o objetivo da iniciativa: “Este é um roteiro pela água, que une várias entidades da cidade em que a água é muito importante e representativa do património”. “A biodiversidade existe por estes diferentes locais por onde vamos passando e os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco melhor, ou conhecer mais detalhes a que, se calhar, não estão tão habituados quando visitam o Jardim Botânico ou quando, por exemplo, visitam o Museu da Água e os outros espaços que fazem parte do passeio”.

PUBLICIDADE

No dia 23 de setembro, os temas foram “A água nos edifícios e nas coleções dos museus de Coimbra” e “Nascentes e cursos de águas subterrâneas”, com visitas guiadas pelo Seminário Maior de Coimbra, Casa-Museu Bissaya Barreto, Casa-Museu Elysio de Moura, Museu Nacional de Machado de Castro, Museu da Misericórdia de Coimbra, Museu Municipal de Coimbra e Casa Municipal da Cultura.

As atividades das Jornadas Europeias do Património pretendem levar o público a refletir sobre o “Património Sustentável”, de modo a identificar e proteger o património material, imaterial e natural, promover o turismo sustentável, considerar a utilização individual de recursos, e questionar de que forma tudo isso se relaciona com o património, a arte e a preservação de paisagens e da biodiversidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja os vídeos do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE