Coimbra

Partituras do século XVII da Biblioteca Geral da UC vão ser gravadas pelo Bando de Surunyo

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 17-10-2019

Partituras com músicas de Natal do século XVII, conservadas na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, vão ser transpostas para disco pelo Projeto Mundos e Fundos do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, foi hoje revelado.

PUBLICIDADE

“Alguns dos mais preciosos manuscritos de música antiga conservados na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (UC) estão prestes a ganhar nova vida, através d’O Bando de Surunyo, braço laboratorial do Projeto Mundos e Fundos do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH)”, revelou hoje a Universidade de Coimbra (UC).

Segundo a mesma fonte, o grupo está a preparar a gravação de um disco de música de Natal escrita no mosteiro de Santa Cruz (Coimbra) em meados do século XVII.

PUBLICIDADE

O CD deverá ser gravado no final deste ano e editado em meados de 2020, no âmbito do do Projeto Mundos e Fundos, que é coordenado pelos professores Paulo Estudante e José Abreu.

O projeto tem por missão “o estudo e divulgação de fontes musicais portuguesas, sob o ponto de vista filológico, editorial e interpretativo”.

PUBLICIDADE

publicidade

“A música sem se escutar é uma coisa mais pobre. Por isso, os grupos associados ao Projeto Mundos e Fundos – como o nosso – têm a missão de tornar conhecida a música antiga que está albergada nos manuscritos da Biblioteca Geral”, explica Hugo Sanches, investigador do CECH e responsável pela direção musical e artística d’O Bando de Surunyo.

Formado em 2015, o Bando de Surunyo reúne cantores e instrumentistas profissionais, muitos deles especializados em música antiga (anterior ao século XIX).

O CD surge como uma oportunidade de mostrar “os frutos dos seus primeiros anos de atividade” e de registar num formato audível canções que há séculos não eram ouvidas.

“Para ser percecionado, o património musical tem de ser interpretado. Só assim é que ele se torna inteligível e ganha sentido”, refere Hugo Sanches, que destaca o valor histórico e artístico das composições, que são documentos que revelam algo sobre o tempo que se vivia na altura da guerra da Restauração, ou a forma como eram vividas festas como o Natal ou a Páscoa.

O diretor d’O Bando de Surunyo garante que as composições são muito agradáveis, sendo uma demonstração de vitalidade da música antiga ibérica, bem menos conhecida do que a obra sua contemporânea de origem germânico-italiana.

O grupo lançou uma campanha de ‘crowdfunding’, que recolheu cerca de 5.500 euros para financiar o projeto da gravação do CD. “Depois de assegurados outros apoios institucionais (o grupo continua aberto a todos os contributos de quem os quiser contactar através da sua página na rede social Facebook), a obra vai avançar no final do ano”, refere a UC.

“Trata-se de uma iniciativa notável a vários níveis, pela forma como permite combinar o restauro, transcrição e edição moderna dos manuscritos musicais à guarda da Biblioteca Geral da UC, com a vertente performativa e a investigação em Estudos Musicais”, refere Delfim Leão, vice-reitor da UC para a Cultura e a Ciência Aberta.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE