Economia

Partilha com Energia: programa da EDP mobiliza centenas de alunos e professores

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 25-06-2019

O programa de intercâmbio de escolas que desafia jovens a promoverem a sua região bate novo recorde de adesão em 10 municípios. Impacto desta 3ª edição da iniciativa promovida pela EDP chegou a mais de 7.000 pessoas.

PUBLICIDADE

A 3ª edição do programa ‘Partilha com Energia’ mobilizou mais de 240 alunos e 42 professores de dez municípios portugueses, superando de novo os números de adesão ao projeto iniciado pela EDP em 2016.

PUBLICIDADE

Desde a primeira edição, o universo de jovens participantes quase duplicou, mas o impacto junto das comunidades também se multiplicou em apenas três anos, passando de 767 para mais de 7.000 pessoas beneficiadas.

Este projeto inovador, além de promover o desenvolvimento de competências sociais e relacionais em jovens do ensino secundário e profissional (entre os 15 e 19 anos), procura ainda reforçar a proximidade e interação nos territórios onde a EDP tem centros de produção de energia.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesta última edição do ‘Partilha com Energia’, que arrancou no final de setembro do ano passado e terminou em junho com o programa de intercâmbios entre escolas, concretizaram-se ações com impacto direto e indireto em, pelo menos, 7.000 pessoas. Iniciativas que passam, por exemplo, pela assistência em lares de idosos, limpeza de praias, apoio em canis ou ações culturais – um número muito superior às 1.930 pessoas que beneficiaram deste tipo de iniciativas na edição anterior e às 767 do primeiro ano.

O programa contou ainda na fase final, durante maio e junho, com intercâmbios dos alunos que deram a conhecer a sua região aos visitantes e conheceram outras geografias. Nesta edição de 2018/2019, os intercâmbios envolveram escolas próximas dos centros da EDP Produção: Cávado-Lima, Douro, Tejo-Mondego, Lares, Ribatejo e Sines. Durante os três dias de cada visita, os jovens de 11 escolas foram desafiados a organizar um conjunto de atividades para divulgar a sua região, espaços e atividades.

O ‘Partilha com Energia’ terminou esta terça-feira, 25 de junho, com a final nacional na Casa da Música, no Porto, onde se reuniram as centenas de participantes na 3ª edição. Além de uma mesa redonda com alguns dos professores envolvidos na iniciativa, foram ainda apresentados os resultados das equipas e dos programas de intercâmbio e entregues os certificados de participação.

O ‘Partilha com Energia’ faz parte da estratégia global da EDP no apoio às comunidades e permite também potenciar o desenvolvimento e promoção dos territórios junto de jovens de outras regiões. Pretende ainda criar nos jovens um sentimento de identidade, assumindo e promovendo o melhor da sua região e ainda reforçar atitudes de cidadania ativa.

Um esforço que já tem impacto nas suas próprias competências pessoais: de acordo com o último inquérito feito, os jovens participantes destacam a adaptabilidade, planeamento, simpatia, espírito de equipa e responsabilidade como as cinco valências que saíram mais valorizadas com esta experiência.

“Os alunos desenvolvem competências sociais e relacionais e criam um sentimento de identidade, reforçando atitudes de cidadania ativa e solidária”, destaca um dos professores envolvido no programa. Outra professora realça que sempre valorizou o “aprender fazendo. Este projeto veio validar a importância desta vertente. Obrigou-me também a gerir muito bem o meu tempo”. Os alunos confirmam esses objetivos, reforçando que “descobriram muita coisa” sobre os seus territórios e ainda ganharam mais “autoconfiança” e “espírito de iniciativa”. “Uma experiência fantástica que dificilmente vou esquecer”, remata um jovem estudante.

O ‘Partilha com Energia”, que começou com um projeto-piloto em 2014, arrancou oficialmente com a edição de 2016-2017. Desde então, já impactou milhares de pessoas e envolveu a realização de vários projetos como uma peça de teatro, um jardim para a Santa Casa da Misericórdia de Constância e recolha de donativos para uma associação em Tomar, entre outras iniciativas.

Para saber mais sobre o programa e ver os resultados das edições anteriores, visite o site do ‘Partilha com Energia’ ou o site da EDP.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE