Coimbra

Parte da beira rio de Coimbra devolvida ao público (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 02-09-2022

A zona ribeirinha de Coimbra está, a partir de hoje, mais atrativa. As obras da margem direita do rio Mondego, entre a Ponte de Santa Clara e o Açude-Ponte, abriram esta manhã, de forma parcial, estando já disponíveis cerca de 400 metros dos 1.300 que compõem aquele troço.

A zona disponível, para já, é a que se situa entre a Ponte de Santa Clara e o final do edifício da Estação Nova. 

Durante a visita às obras, esta manhã, Ana Bastos, vereadora da Câmara Municipal de Coimbra responsável pelo pelouro da Mobilidade e Urbanismo, destacou a importância que esta intervenção tem para a cidade, esperando que se afirme como “um magnífico espaço de socialização, de estar e de encontro”.

PUBLICIDADE

Em curso há cerca de dois anos e com um orçamento superior a 10 milhões de euros, a intervenção contemplou a requalificação completa daquela área, que vai ficar dotada de vários bancos em toda a extensão, pavimento e condições adaptadas a todo o tipo de utilizadores, bem como iluminação adequada e cerca de 200 novas árvores. O projeto integra ainda zonas de restauração, de forma a dotar a zona de uma resposta mais abrangente e tornando-a mais agradável.

A restante parte da área abrirá ainda durante este mês de setembro, segundo anunciou Ana Bastos, de forma a garantir que sejam acauteladas todas as questões de segurança tanto para os trabalhadores que estão a operar na zona como para quem usufruir daquela zona. Falta também, como deu conta, algum mobiliário urbano e iluminação.

Ana Bastos recordou, ainda, que houve uma alteração profunda do projeto, já que foi restringido definitivamente o trânsito automóvel naquela área, que passa a estar acessível apenas à circulação pedonal e ciclável.

“O desejo é trazer a cidade ao rio e levar o rio à cidade”, sublinhou Ana Bastos, esperando que a população possa começar a usufruir, desde já, desta obra que vem tornar a zona da beira ria mais bonita e atrativa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE