Coimbra

Parque Verde vai ter novo pub com refeições diversas, brunch e DJ lounge

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-08-2021

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, a proposta do júri do concurso público para a atribuição do direito de exploração do espaço do Parque Verde do Mondego designado por fração A, que ficou deserto no primeiro concurso, à empresa Fórmulas & Tertúlias – Exploração de Estabelecimentos de Restauração e Bebidas, Lda. A proposta passa por agregar os conceitos de restaurante, snack bar e pub no mesmo espaço, possibilitando a diferenciação de ambientes nos vários pisos do edifício e garantindo uma programação cultural constante e diversificada, com fins-de-semana preenchidos com eventos e espetáculos musicais e artísticos.

PUBLICIDADE

A fração A foi a única que não recebeu propostas no primeiro concurso público lançado em maio de 2020, o que levou a Câmara Municipal de Coimbra a abrir um novo concurso para a atribuição do direito de exploração desse espaço. Recorde-se que a fração é destinada a um estabelecimento de bebidas ou restauração, tem uma área útil total de 318,94 m2 e uma área exterior total (com passadiço e esplanada) de 467,92 m2.

A proposta do júri do concurso é, agora, para a atribuição do direito de exploração do espaço à empresa Fórmulas & Tertúlias – Exploração de Estabelecimentos de Restauração e Bebidas, Lda., por um valor mensal de 4.650 euros no período de verão (seis meses) e 2.850 euros no período de inverno (restantes seis meses). A média do valor mensal dos dois períodos é de 3750 euros, sendo o total para o período de 15 anos superior a 830 mil euros, já com IVA à taxa legal em vigor.

PUBLICIDADE

A vereadora do Somos Coimbra, Ana Bastos, referiu o facto de o valor de arrendamento mensal ser “francamente acima das outras frações, três a quatro vezes superior”. Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, adiantou que o número de concorrentes a esta fração das docas de Coimbra aumentou na sequência do entendimento que esta é uma boa zona para investir. 

A empresa propõe serviço de restaurante, snack bar e pub a funcionar durante todo o seu horário de funcionamento, garantindo pequenos-almoços, almoços, lanches, jantares, ceias e brunchs. A ideia é agregar vários conceitos no mesmo espaço, proporcionando ambientes diferentes, através da decoração e da oferta, nos vários pisos do edifício, permitindo assim que o cliente possa escolher o ambiente que pretende usufruir, seja este mais informal e confortável ou mais formal e reservado. Desde o espírito de uma brewery pub até uma steak house ou casa de petiscos de mesa, cabe ao cliente escolher o ambiente que pretende usufruir e os serviços e produtos disponibilizados, que vão de refeições completas, snacks, petiscos, vinhos, cervejas tradicionais portuguesas, entre outros. Tudo isto conjugado com música ao vivo e/ou som ambiente com dj lounge.

PUBLICIDADE

publicidade

A animação cultural é um dos atrativos da proposta. A empresa garante uma programação cultural constante e diversificada, garantindo fins-de-semana com eventos e espetáculos musicais artístico, promovendo, assim, o Parque Verde como um local de relevo no circuito cultural da cidade. A aposta passa por música e outros espetáculos ao vivo, pela promoção da Canção de Coimbra e dos seus grupos e coros e pelo universo das artes plásticas e cénicas, que vai desde o stand up ao teatro, da dança à magia. A empresa garante, ainda, além dos eventos culturais constantes, eventos desportivos ao fim-de-semana e um a dois grandes eventos por ano, numa proposta a desenvolver com a autarquia.

As obras de requalificação e ampliação das “docas” do Parque Verde do Mondego permitiram, pois, devolver aos cidadãos um espaço ímpar da cidade, agora completamente renovado e melhorado, que passou a ser duplex e que sempre foi muito apreciado por todos. As restantes frações foram todas atribuídas no último trimestre do ano passado e os espaços já estão todos em funcionamento. Neste momento, o Parque Verde dispõe de uma gelataria artesanal (com doces conventuais e chás de diversas origens), um conceito de gastrobar (com serviço de bebidas, cozinha ao vivo no 1º andar, sala de refeições no rés-do-chão e refeições ligeiras, cafetaria, pastelaria ligeira e gelados na esplanada) e um conhecido restaurante italiano, que desenvolvia a sua atividade no Parque Manuel Braga.  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE