Cidade

Parque Manuel Braga vai ter mais encanto

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 22-11-2016

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC)  informa-nos que se prepara para requalificar o Parque Manuel Braga e os respetivos muros de delimitação para o Rio Mondego, numa intervenção que irá custar cerca de 3,2 milhões de euros.

PUBLICIDADE

itália

Nesta altura, o Município convidou cinco empresas especializadas em arquitetura e engenharia paisagista para elaborarem o respetivo projeto.

PUBLICIDADE

O concurso para elaboração do projeto de execução tem um preço base de 75.000 euros (+IVA), valor que inclui os projetos de especialidades de arquitetura paisagista, engenharia e arquitetura, além de um estudo fitossanitário do património arbóreo presente no parque e a elaboração de estudo complementar de caraterização geológica-geotécnica.

A informação municipal enviada a NDC ainda não especifica o que acontecerá ao restaurante Itália, que é propriedade do município. Recordamos que Manuel Machado insinuou que o “italiano” podia ser deslocalizado para um dos espaços do Parque Verde no âmbito de nova concessão desses estabelecimentos.

PUBLICIDADE

publicidade

A Requalificação do Parque Manuel Braga enquadra-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra. Para reabilitar este espaço histórico de lazer da cidade, a CMC prevê efetuar um investimento na ordem dos 3.230.985,27 euros, que conta com um apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 2.746.337,48 euros.

A requalificação do Parque Manuel Braga visa, segundo a CMC,  a melhoria do estado de conservação do jardim, a qualificação e relocalização dos espaços de estar e circulação e a estabilização dos muros da orla ribeirinha, em toda a extensão do parque.

parque-manuel-braga

A intervenção engloba, entre outras operações, a substituição (quando necessária) e plantação de espécies vegetais, a recuperação e requalificação de pavimentos e mobiliário urbano (bancos, papeleiras, sinalética), renovação da rede de drenagem, nova iluminação pública e cénica para reforço da segurança, a reabilitação do coreto, restauro da estatuária e a instalação de um sistema de som e luz não invasivo e em harmonia com o espaço envolvente. Serão também construídas instalações sanitárias públicas.

Os muros existentes ao longo da orla ribeirinha e respetivos taludes apresentam hoje evidentes sinais de instabilidade (abatimento, rotação e deslocação), pelo que serão estabilizados, incluindo na zona das escadas do cais de acesso ao barco Basófias.

As “conversadeiras/namoradeiras” e os azulejos decorativos encastrados no muro, bem como a “alameda” de plátanos, são elementos a manter. Já as construções existentes no parque vão ser reformuladas, de modo a enquadrarem-se no jardim.

O Parque Manuel Braga é um dos espaços verdes mais emblemáticos da cidade de Coimbra. Trata-se de um característico jardim público do início do Século XX, da autoria do Eng.º Jorge Lucena e do paisagista Jacintho de Mattos.

O espaço apresenta, atualmente, diversos sinais de desgaste, tais como pavimentos degradados, deficiente delimitação dos canteiros, drenagem inadequada ou iluminação pública e mobiliário em más condições.

Já as construções existentes no parque têm volumetrias e aspetos muito díspares e fraca qualidade arquitetónica, sem relação apropriada com o jardim e as circulações a que este convida.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE