Conecte-se connosco

Região

Parque Ecológico de Gouveia reabre ao público no sábado

Publicado

em

O Parque Ecológico de Gouveia vai reabrir ao público, no sábado, para promover a fruição durante o período de verão e permanecerá aberto até à realização da segunda fase das obras de requalificação.

O município de Gouveia refere, em comunicado enviado à agência Lusa, que o Parque Ecológico tinha encerrado ao público no âmbito das medidas de mitigação da pandemia covid-19, em janeiro, e manteve-se encerrado em função do início das obras de requalificação.

Com a sua reabertura, a partir de sábado, a autarquia “visa promover a fruição deste equipamento municipal durante o período de verão, época em que se verifica, habitualmente, um maior número de visitas”.

O Parque Ecológico de Gouveia irá permanecer aberto até à segunda fase da intervenção de requalificação.

Segundo a autarquia de Gouveia, presidida por Luís Tadeu, a obra foi consignada em 05 de junho e foi possível fasear a intervenção prevista.

“A empreitada terá início pela construção do edifício de acolhimento e serviços que fica localizado na cota inferior e, para uma segunda fase, decorrerá a intervenção nas áreas de cercados e habitats das espécies existentes no Parque Ecológico. Com este planeamento, é possível retomar as atividades de visitação do Parque Ecológico, o que ocorre já este sábado, 26 de junho, mantendo-se o Parque aberto ao público até início da beneficiação dos cercados e habitats”, lê-se no comunicado.

A autarquia lembra que as obras valorizam o Parque Ecológico que foi inaugurado em 01 de junho de 1999.

“As obras irão contemplar um novo edifício, que irá acolher a receção, uma loja, um espaço de bar, WC e um auditório, constituindo este o ponto de partida para os visitantes descobrirem os novos circuitos e os novos espaços”, explica a fonte.

A requalificação do Parque Ecológico de Gouveia também irá “permitir que os visitantes possam escolher abrigos e, a partir deles, observar as espécies sem que elas se apercebam, para além dos cercados adaptados a cada uma das espécies e cercados dinâmicos”.

“Este projeto de valorização e dinamização do Parque irá melhorar as condições de vida e de bem-estar animal, assim como a flora existente”, sublinha o município de Gouveia, localizado na Serra da Estrela.

A reestruturação e requalificação do Parque Ecológico de Gouveia é uma empreitada da responsabilidade do município de Gouveia e deverá demorar cerca de dois anos a concretizar.

As obras de requalificação representam um investimento superior a 700 mil euros e são financiadas em 85% por Fundos Comunitários.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com