Portugal

Parlamento aprova pesar pelas vítimas mortais da pandemia

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-04-2021

A Assembleia da República aprovou hoje um voto de pesar pelas vítimas mortais da pandemia da covid-19 registadas em Portugal, destacando o trabalho dos profissionais de saúde na linha da frente.

PUBLICIDADE

O voto, apresentado pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, foi aprovado por unanimidade em sessão plenária e cumprido um minuto de silêncio.

O parlamento expressou, deste modo, o seu pesar “pelas vítimas mortais da covid-19, endereçando às famílias enlutadas a sua solidariedade e as mais sinceras condolências”.

PUBLICIDADE

“Infelizmente, não obstante o esforço desenvolvido contra este flagelo, e da dedicação, competência e profissionalismo de tantos que estão na linha da frente deste combate – destacando-se, entre tantos outros, os profissionais de saúde – os piores efeitos registam-se em vítimas mortais por covid-19, que à data de ontem ascendiam a 16.951”, lê-se no texto.

A iniciativa assinala que desde há um ano Portugal e os portugueses estão sujeitos à pandemia, “que alcançou proporções sem paralelo na história recente e cujas graves consequências, em termos de saúde, sociais e económicas, são ainda imprevisíveis”.

PUBLICIDADE

publicidade

“A luta contra esta pandemia passou por tentar abrandar a progressão da doença, nomeadamente ao nível da sua transmissibilidade, assim como pela mitigação de algumas das suas consequências mais graves”, lembra o projeto.

Para isso, continua o texto, foi necessário “recorrer a medidas restritivas, incluindo as duas declarações de estado de emergência, que a Assembleia da República foi chamada a autorizar, bem como às respetivas renovações, e que se traduziram em limitações a alguns direitos, liberdades e garantias, a que a população soube responder, cumprindo de forma disciplinada, paciente e serena as recomendações das autoridades de saúde”.

Desde o início da pandemia em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa já submeteu 15 diplomas do estado de emergência para autorização do parlamento, após ouvir os partidos com assento parlamentar e o Governo, tendo sido todos aprovados.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.060.859 mortos no mundo, resultantes de mais de 143,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.956 pessoas dos 832.891 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE